Correio de Carajás

Ilker Moraes é o 3º a anunciar pré-candidatura a prefeito de Marabá

A três meses e meio das eleições, continuam a surgir alternativas no cenário político em Marabá com vistas à Prefeitura. Ilker Moraes, vereador há seis anos e atual vice-presidente da Câmara Municipal, confirma a pré-candidatura a prefeito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Para estar na disputa, no entanto, ainda dependerá de confirmação na convenção partidária.

Ilker, que é recém-filiado ao partido, esteve em Belém nesta semana para reunião com Jader Barbalho Filho, presidente estadual do MDB, e Pádua Andrade, secretário de Transportes do governo Helder e interino na presidência da sigla em Marabá. Ao publicar o resultado da conversa em suas redes sociais, o vereador agradeceu o apoio dos correligionários. “Aproveito para anunciar nossa pré-candidatura para a Prefeitura Municipal de Marabá, tendo a clareza dos desafios que serão enfrentados”, sustenta ele.

Ilker Moraes Ferreira tem 39 anos, é casado e pai de dois filhos. Técnico em agropecuária e administrador de empresas, sempre estudou em escolas públicas. Afirma que por este motivo, em 2017, defendeu a classe docente na polêmica votação de um projeto de autoria da prefeitura que pedia a alteração do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério.

Leia mais:

Nas eleições de 2016, quando concorreu a uma vaga no Legislativo Municipal pelo antigo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Ilker obteve 1.523 votos, o equivalente a 1,28% do total válido. Ele foi o 12º mais votado. Já em 2018, quando disputou uma das cobiçadas 41 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), conquistou 7.135 votos (0,18%).

ELEIÇÕES 2020

Além de Ilker, se colocam como pré-candidatos: a vereadora de três mandatos Irismar Melo (PL), o médico cardiologista Manoel Veloso (PSL) e os professores universitários Rigler Aragão e Ribamar Ribeiro Júnior, ambos pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). As prévias desta última legenda para decidir o nome devem acontecer no próximo dia 22.

Segundo o novo calendário eleitoral do TSE, o período oficial para as convenções partidárias que vão oficializar as candidaturas é de 31 de agosto a 16 de setembro. Embora cotado como pré-candidato, o atual prefeito Tião Miranda (PSD) ainda não se colocou publicamente nesta condição e não deverá fazê-lo agora, segundo seus assessores. Só entrará em campanha após a convenção do seu partido, oficialmente como candidato. (Da Redação)