• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

II Fórum de Municipalização de Trânsito acontece em Marabá

por Redação
25/06/2018
em Cidades
II Fórum de Municipalização de Trânsito acontece em Marabá

Foto: Arquivo Correio

20
Visualizações

Acontece em Marabá, desde a manhã de hoje, segunda-feira (25), a segunda edição do Fórum de Municipalização de Trânsito (FMT), promovido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) em parceira com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A discussão segue até o final da tarde de amanhã, terça (26).

O evento pretende discutir o processo de municipalização e gestão do trânsito e seus benefícios, apresentando aos dirigentes municipais o passo a passo da implantação, para que as cidades possam assumir a responsabilidade do seu trânsito.

De acordo com as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as normas do Conselho de Nacional de Trânsito (Contran), cabe ao município realizar a gestão do seu espaço viário, aplicando as ferramentas disponíveis de acordo com a realidade de cada região. A inserção dos municípios no Sistema Nacional de Trânsito (SNT) foi uma das principais inovações do atual CTB, cuja obrigatoriedade data de 1997.

O Fórum reúne representantes de municípios da região sul e sudeste do Estado e debate o tripé considerado a base para a construção do trânsito, que são: educação, fiscalização e engenharia. Além dos aspectos técnicos e jurídicos da municipalização e as consequências positivas à sociedade nas áreas da segurança pública, saúde, mobilidade urbana e meio ambiente.

Visando a descentralização e a maior abrangência das demandas do Estado, a cidade de Marabá foi escolhida para sediar o II FMT. O município, que possui uma frota atual de 111.077 veículos, é municipalizado desde 1999, e poderá dividir experiências com as cidades vizinhas.

Dos 144 municípios paraenses, apenas 54 possuíam o trânsito municipalizado até o primeiro evento de municipalização. Como resultado do I FMT, as cidades de Marituba, São Miguel do Guamá, Anapú, Baião, São Felix do Xingu, Mojuí dos Campos e Belterra deram início ao processo de municipalização junto ao Conselho Estadual de Trânsito do Pará (Cetran). (Com informações de Agência Pará)

Comentários
Matéria anterior

Parauapebas: Dupla é presa acusada de diversos assaltos

Próxima matéria

Fifa multa jogadores suíços por comemoração política em gols

RelacionadaMatérias

Estados e municípios poderão pegar mais R$ 20 bi em empréstimos
Cidades

Estados e municípios poderão pegar mais R$ 20 bi em empréstimos

26/02/2021
14
MP de Marabá vai à Justiça para garantir vacina a idosos
Cidades

MP de Marabá vai à Justiça para garantir vacina a idosos

26/02/2021
41
Airton Souza: Live marca lançamento do livro “Tumulto das Flores”
Cidades

Airton Souza: Live marca lançamento do livro “Tumulto das Flores”

26/02/2021
26
Próxima matéria
Fifa multa jogadores suíços por comemoração política em gols

Fifa multa jogadores suíços por comemoração política em gols

Discussion about this post

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019