Correio de Carajás

Fifa multa jogadores suíços por comemoração política em gols

Xhaka e Shaqiri, autores dos gols da virada da Suíça sobre a Sérvia, por 2 a 1, pela 2ª rodada do grupo E, o mesmo do Brasil, além do capitão Lichtsteiner, não correm mais o risco de serem suspensos. A Fifa decidiu punir os atletas com multas. Os goleadores terão que pagar 10 mil francos suíços (cerca de 38 mil reais) e o lateral-direito 5 mil francos suíços (cerca de 19 mil reais). No momento das comemorações, para celebrar suas raízes kosovares, Xhaka e Shaqiri, seguidos depois por Lichtsteiner, fizeram gestos com as mãos de um pássaro, representando a águia negra de duas cabeças presente na bandeira da Albânia. Shaqiri nasceu no Kosovo, região de maioria de população albanesa, assim como os pais de Xhaka, e a região, que fica dentro do território sérvio, declarou independência de forma unilateral. A Sérvia segue considerando o Kosovo como parte do país.

Os três jogadores, que corriam o risco de serem suspensos por dois jogos, estão liberados para enfrentar a Costa Rica, em jogo que pode decidir a clasificação à próxima fase da Copa do Mundo. Para avançar, a seleção suíça precisa ao menos de um empate diante do time centro-americano.

Também foi multada a Federação de Futebol da Sérvia em 54 mil francos suíços (cerca de 206 mil reais) pelo comportamento de sua torcida durante a mesma partida com cartazes e mensagens de cunho discriminatório. Torcedores sérvios foram fotografados usando um casaco com a imagem de Ratko Mladic, ex-militar condenador por genocídio de oito mil muçulmanos bósnios, em 1995. O presidente da federação sérvia Slavisa Kokeza e o técnico Mladen Krstajic, que reclamaram bastante da arbitragem, sendo que o treinador ainda disse que os árbitros mereciam ir para o Tribunal de Haia, que julgou os crimes de guerra de seus conterrâneos e aplicou penas duras aos sérvios envolvidos na guerra com a Bósnia. Ambos foram multados em 5 mil francos suíços (cerca de 19 mil reais) cada.

Leia mais:

Confira a nota da Fifa:

Os jogadores suíços Granit Xhaka, Xherdan Shaqiri e Stephan Lichtsteiner foram punidos com multas de 10 mil francos suíços, 10 mil francos suíços e 5 mil francos suícos, respectivamente e advertências por terem infringido o artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa e apoiado comportamento contrário aos princípios do fair play durante as comemorações dos gols no jogo entre Suíça e Sérvia.

A Federação de Futebol da Sérvia foi punida por violar o artigo 67 (partes 2 e 3) do Código Disciplinar da Fifa com uma multa de 54 mil francos suíços e advertência por cartazes e mensagens discriminatórias dos torcedores da Sérvia assim como por atirar objetos durante o jogo entre Suíça e Sérvia.

Em relação ao mesmo jogo, o presidente da Federação de Futebol da Sérvia, Sr. Slavisa Kokeza, assim como o técnico da seleção nacional Sr. Mladen Krstajic foram considerados culpados por infringir o artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa pelas declarações dadas após a mesma partida e, por isso, foram punidos com multas de 5 mil francos suíços cada.

Multas também para Argentina e Croácia

Além de suíços e sérvios, as Federações de Argentina e Croácia também foram multadas pela Fifa por causa de briga entre seus torcedores. Enquanto os argentinos, também responsabilizados por gritos homofóbicos e ofensivos dentro do estádio, terão que pagar 105 mil francos suíços (cerca de 401 mil reais), os croatas precisarão desembolsar 13 mil francos suíços (cerca de 49 mil reais). (Fonte:G1)