O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), promoveu ao longo desta semana no Lar São Vicente de Paula, o projeto “Amigo da Comunidade”. Durante a ação, foram realizadas atividades preventivas de saúde, alusivas ao Novembro Azul, campanha que tem como objetivo prevenir o câncer de próstata.
A assistência em saúde realizada pelo Hospital, unidade que pertence ao Governo do Estado do Pará, e gerenciada pela Pró-Saúde, prestou mais de 80 de aferição de pressão, testes glicêmicos e consultas com urologista aos idosos.
Para o médico Urologista do HRSP, Cassiano Barbosa, o principal fator de risco para o câncer da próstata é a idade e destaca a necessidade de estarem atentos aos sintomas, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina ou sêmen. “A campanha é muito importante, pois diferente de outros públicos que podem ir direto aos postos de saúde, muitos idosos que vivem no Lar São Vicente, possuem dificuldades de locomoção, o que os impedem de realizar consultas preventivas “, explicou.
Leia mais:De acordo com Flavia Fernandes, responsável pelo setor de Humanização do HRSP, o projeto “Amigo da Comunidade” é realizado durante o ano com o propósito levar serviços de saúde para a comunidades. “Temos um calendário repleto de ações humanizadas durante o ano, e essa faz parte do nosso cronograma de atividades fora do ambiente hospitalar, onde temos o contato direto com a comunidade e sua realidade”, informou.
A ação contou com a participação da equipe da Comissão de Humanização da unidade, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, voluntários e estudantes do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Campanha Nacional
Neste ano, a Pró-Saúde, lançou sua campanha sobre o tema com uma nova abordagem, unindo a temática feminina de combate ao câncer de mama, e a masculina, de combate ao câncer de próstata. Com o slogan “Prevenção do câncer é um assunto de família”, o objetivo da entidade é alertar sobre a importância da discussão do tema no ambiente familiar, levando para seus mais de 1,1 milhão de pacientes atendidos todos os meses e 16 mil funcionários nas unidades que gerencia, informações sobre prevenção dessas doenças.
Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.