Foi identificado no Instituto Médico Legal (IML) de Marabá, nesta segunda-feira (15), como Mayano de Oliveira Santos, de 27 anos, o homem que morreu durante troca de tiros com uma guarnição da Polícia Militar. O caso se registrou na noite do último sábado (13), na Rua das Cacimbas, bairro Amapá, Núcleo Cidade Nova, e foi a segunda intervenção policial com resultado morte ocorrida em Marabá neste ano.
De acordo com os militares que participaram da ação, a PM foi acionada pelo Núcleo Integrado de Operações (NIOP-190), para averiguar que um homem conhecido por populares como “Baianinho” estaria armado em um bar na Rua das Cacimbas. Na verdade, o nome do tal “Baianinho” era Mayano Santos.
Duas viaturas chegaram juntas ao local, momento em que o suspeito percebeu aproximação e tentou evadir-se do local por um beco próximo ao bar. Ao ser perseguido, “Baianinho” sacou uma arma de fogo e disparou em direção à guarnição, de modo que um dos policiais que estava na linha de frente foi obrigado a efetuar um disparo para resguardar sua integridade física e da guarnição. Esta é a versão oficial do episódio.
Leia mais:Ainda de acordo com as informações repassada pela Polícia Militar, a guarnição chegou a socorrer a vítima levando-a ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), porém ele morreu ao dar entrada na unidade hospitalar.
Em poder de “Baianinho”, foi apreendida uma arma de fogo tipo revólver calibre 38 sob registro n°2185722, com cinco munições de mesmo calibre, sendo uma deflagrada e quatro não deflagradas.
Segundo caso
Esta foi a segunda intervenção policial com resultado morte registrada em Marabá neste ano de 2021. No dia 15 de janeiro, Vinícius Silva Silva, de 21 anos, praticou um assalto junto com um comparsa, que se entregou.
Na fuga, ele também atirou na direção dos policiais e acabou baleado. O caso aconteceu em Morada Nova. (Chagas Filho e Evangelista Rocha)