Correio de Carajás

Helder trabalha para atender pacientes da covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Pelo ritmo demonstrado nos últimos dias, o Pará deve chegar à marca de quatro mil pacientes diagnosticados com a covid-19 ainda neste domingo (3). O último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde Pública (Sespa) aponta 3.920 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus no Pará, com 317 mortes.

O crescimento acelerado da curva de contaminação preocupa autoridades sanitárias do estado. Medidas de controle da movimentação de pessoas nas ruas têm sido reforçadas para tentar conter o avanço da pandemia. Um exemplo disso foi a edição do decreto nº 609 para suspender a realização de eventos, reuniões e manifestações com público superior a dez pessoas, além da proibição de viagens intermunicipais nos feriados.

Em face do caos instalado, o governador Helder Barbalho anunciou a montagem, nos próximos dias, de mais um hospital de campanha. Será no Centro de Convenções Centenário da Assembleia de Deus, localizado na rodovia Augusto Montenegro, onde serão instalados leitos clínicos.

Leia mais:

A intenção é que o local abrigue pacientes com casos menos graves, enquanto o Hospital de Campanha instalado no Hangar Centro de Convenções fica com os 240 leitos dedicados ao tratamento intensivo.

No Twitter, Helder disse que conversou com o pastor Samuel Câmara, líder da igreja, para acertar os detalhes da fundação. Pela manhã, aliás, o governador participou de um culto virtual promovido pelo líder evangélico.

Governador Helder Barbalho participa de culto on-line da Assembleia de Deus (Foto: Divulgação/Twitter)

RESPIRADORES

Na manhã da última sexta-feira (1º), 60 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde ao Pará começaram a ser instalados no Hangar. Peças de composição de leitos de UTI, eles se somaram a outros 60 monitores paramétricos adquiridos pelo governo.

Na atualidade, o Hospital de Campanha de Belém possui 35 leitos de UTI, mas depois que toda a estrutura de respiradores, monitores e demais equipamentos for montada, passará a contar com 95 leitos de tratamento intensivo de pacientes com a covid- 19.

Outro reforço para o atendimento de pacientes com a doença é a instalação de um aparelho de tomografia computadorizada. A construção da sala que receberá o equipamento está sendo finalizada, e o serviço deve começar a ser oferecido a partir de amanhã.

Nesta tarde, pelo Twitter, Helder informou que o avião com respiradores e bombas de infusão comprados pelo governo na China havia saído da capital da Etiópia, Addis Ababa, rumo a Belém. Ele deve chegar ainda neste domingo (3).

Para o governador, esses equipamentos permitirão a instalação de mais leitos de UTI. “Que nós possamos reforçar as ações em saúde para salvar a vida da nossa população”, desejou, pedindo para que as pessoas sigam em casa.

Mulher conversa com parente internado em hospital de campanha (Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará)

VIDEOCHAMADAS

O confinamento domiciliar declarado pela crise da saúde transferiu a vida social e profissional para a esfera digital. A esse respeito, o hospital instalado no Hangar alcançou, na última semana, a marca de 500 chamadas de vídeo entre pacientes e familiares.

A iniciativa é uma forma segura de manter o contato entre as pessoas isoladas para o tratamento da doença e a família, que sempre busca informações.

CÂMARAS DE OXIGÊNIO

E os investimentos em aquisição de equipamentos para atender pacientes internados com a covid-19 não param. 50 câmaras de oxigenoterapia, que serão distribuídas à rede hospitalar, começaram a ser montadas pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), da Sespa.

Canos de PVC e plástico transparente estão entre os materiais usados na produção do equipamento. A oxigenoterapia otimiza os leitos de UTI por ser uma alternativa aos respiradores diante do aumento dos diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O procedimento é um tipo de ventilação mecânica não invasiva, que proporciona melhora na função respiratória com menos riscos aos pacientes que não precisam ser submetidos à intubação. O aparelho atende às recomendações de segurança para evitar a proliferação do vírus no ambiente hospitalar. (Vinícius Soares)

Comentários

Mais

Covid-19: Profissionais da indústria serão vacinados em Marabá

Covid-19: Profissionais da indústria serão vacinados em Marabá

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai aplicar a primeira dose da vacina contra a…
CNPq identifica problema e vai retomar funcionamento de plataformas

CNPq identifica problema e vai retomar funcionamento de plataformas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou hoje (27) que identificou o problema que está causando indisponibilidade…
Pará recebe mais 180 mil doses de vacinas contra covid-19, nesta terça-feira (27)

Pará recebe mais 180 mil doses de vacinas contra covid-19, nesta terça-feira (27)

O Pará recebeu, na tarde desta terça-feira (27), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São 180.100 mil doses…
Magalu compra Sode, plataforma que faz entregas em até uma hora

Magalu compra Sode, plataforma que faz entregas em até uma hora

O Magazine Luiza (MGLU3) anunciou na noite de segunda-feira (26) que concluiu a aquisição da Sode Intermediação de Negócios, uma…
MP promove curso para atuação da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

MP promove curso para atuação da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

Durante a manhã de sábado, (24) no salão do júri do Fórum da Comarca de São Geraldo do Araguaia ocorreu…
É falso que trilha sonora da ginasta Rebeca Andrade na Olimpíada seja homenagem a Bolsonaro

É falso que trilha sonora da ginasta Rebeca Andrade na Olimpíada seja homenagem a Bolsonaro

Falso São falsas postagens afirmando que a música utilizada pela ginasta Rebeca Andrade na classificatória da ginástica artística da Olimpíada…