Correio de Carajás

Ninguém entra ou sai de Itupiranga no feriado prolongado

Em virtude de mais um feriado prolongado e em cumprimento ao decreto governamental nº 609, que proíbe viagens intermunicipais durante os feriados para evitar o avanço do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está com uma barreira montada na entrada de Itupiranga desde a manhã da última sexta-feira (1º).

A medida integra a “Operação Trabalhador”, que será concluída nesta segunda-feira (4). Em todo o Pará, mais de 200 agentes de fiscalização estão atuando para dar seguimento às medidas de prevenção à covid-19. É permitida a passagem apenas de caminhões de abastecimento e ambulâncias. Além destes, ninguém sai ou entra em Itupiranga.

De acordo com o agente Williansmar Pereira Carvalho, da Autarquia Municipal de Trânsito de Itupiranga (AMTI), os órgãos de fiscalização estão auxiliando a Secretaria Municipal de Saúde na barreira. “As orientações ficam a cargo dos profissionais da saúde, enquanto nós se incumbimos de abordar os condutores”, explica.

Leia mais:
Estrutura é composta por uma tenda e cones na pista

Na chamada barreira sanitária, esclarece ele, os viajantes são questionados quanto ao local de onde vieram, por onde passaram e o destino final. Além disso, a aferição da temperatura corporal para verificar se alguém apresenta estado febril é uma das tarefas dos profissionais da linha de frente.

Para Williansmar, neste momento, o uso de máscara é fundamental para frear o alastramento da doença. “A utilização da máscara é que está evitando a contaminação comunitária”, sustenta.

Em Marabá, o uso de máscara nos logradouros públicos passará a ser obrigatório a partir de amanhã. O cidadão que for flagrado circulando pelo município sem máscara será punido com multa de R$ 18,48, valor da Unidade Fiscal do Município (UFM). Para empresas, o valor é de R$ 184,16, correspondente a 10 UFMs.

Itupiranga não tem regra semelhante. A cidade, por sinal, é uma das poucas no Pará que segue com nenhum caso confirmado. O último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura aponta 659 atendimentos por telefone, 13 visitas técnicas, 83 pessoas em isolamento domiciliar e 10 casos descartados. Não há nenhum em análise.

Motociclistas são abordados em barreira montada no acesso a Itupiranga

Conforme o major Edson Bailão Ribeiro, subcomandante do 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM), grande parte dos veículos abordados são motocicletas. Convém salientar que algumas vistorias estão sendo feitas nos veículos a fim de identificar possíveis armas ou drogas.

Ainda segundo o major da Polícia Civil, na região há grande incidência de motocicletas roubadas. “Por isso, nós estamos fazendo a averiguação sobre o status do veículo, para saber se é roubo ou não”, elucida Edson.

Também participaram da operação a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e fiscais da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA). (Vinícius Soares e Josseli Carvalho)