O descerramento da placa inaugural feito pelas autoridades estaduais e líderes regionais/ Fotos: Marcelo Seabra- Ag. Pará
Ads

Um dia histórico para comemorar a parceria entre o terceiro setor e o setor público pelo bem-estar das comunidades mais carentes do Município de Curionópolis. É o que será garantido de agora em diante com a reinauguração do importante Instituto Miguel Chamon para atendimento médico, odontológico, oftalmológico e de diagnóstico por imagem de forma franca. O governador Helder Barbalho, o presidente da Assembleia, Doutor Daniel, o deputado Chamonzinho e outras autoridades descerraram a placa e deram o pontapé inicial nos trabalhos nesta quarta-feira (14), sob olhar da população.

Ads

A solenidade de reinauguração contou ainda com a presença de diversas outras autoridades, como os deputados estaduais Martinho Carmona, Chicão, Cilene Couto e Renilce Nicodemos e o secretário Iran Lima.  Prestigiaram, ainda, vereadores de vários municípios da região, prefeitos, vice-prefeitos; o ex-prefeito de Ipixuna do Pará, Salvador Chamon e o secretário Regional de Governo no Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.   

Localizado na Rua Carlos Santos, o Instituto Miguel Chamon foi idealizado e inaugurado em 2003 pelo deputado Chamonzinho, que na época era vereador em Curionópolis. Além de atendimento médico, o instituto também ofereceu curso de informática, formando 1.200 jovens naquela época.

Ao longo do tempo, devido a outros compromissos de Chamonzinho, que não pode estar no dia a dia da instituição por se tornar prefeito do Município, o instituto ficou adormecido e passou a ser um posto de saúde levando o mesmo nome: “Miguel Chamon”. Agora, diante dos inúmeros problemas que a cidade enfrenta na área de saúde, ele decidiu, com apoio da esposa, Mariana Chamon, reativar o instituto.

Para isso, buscou a parceria com o Governo do Estado, que abraçou o projeto e, em novo espaço, mais moderno, o instituto foi reinaugurado. Um momento considerado importante para Curionópolis, que passa por diversos problemas, principalmente caos na área da saúde.  

DISCURSOS

Durante a solenidade, o presidente da Alepa, Dr. Daniel, como médico, destacou a brilhante iniciativa e coragem do deputado Chamonzinho e sua esposa, Mariana Chamon, frisando que a população de Curionópolis agora tem um porto seguro na área de saúde, para amenizar a grande carência que setor enfrenta no município. “Parabéns Chamonzinho e Mariana pela iniciativa. Quem ganha é povo de Curionópolis”, afirmou.

Mariana Chamon, emocionada, ressaltou que ela mesma vai estar lá, no instituto, ajudando no atendimento à população. “Aqui vocês terão toda a atenção e respeito que merecem”, salientou, lembrando da conversa que teve com o governador, quando foi buscar apoio para reabrir o instituto e da felicidade de, com o apoio de Helder Barbalho, estar reinaugurando o instituto.

Como pai, orgulhoso de um filho, Chamonzinho lembrou que o instituto, que leva o nome de seu avô Miguel Chamon, já atendeu muita gente e formou jovens em curso de informática, quando computador era coisa rara. Ele acrescentou que agora o atendimento será ainda maior, feito não só na sede do instituto, mas também nas duas unidades móveis, que são carretas adaptadas com consultório dentário, oftalmológico, médico e para exame de ultrassom.

Essas unidades móveis irão levar atendimento para população de vilas da zona rural, como Serra Pelada, e também aos bairros de Curionópolis. “Vamos levar atendimento ao povo, tão necessitado, que ficou mais de um ano sem hospital, por conta de uma reforma que nunca terminava no público. Estamos mostrando que, mesmo sem apoio da Prefeitura, estamos fazendo a nossa parte”, frisou Chamonzinho.

GOVERNADOR

Enaltecendo a iniciativa do deputado e de sua esposa, o governador Helder Barbalho afirmou que o Instituto é um alento a comunidade que está sofrida. “Você (Chamonzinho) está mostrando que, mesmo sem apoio do município, pode ajudar a quem precisa, que é a população. Existe oposição que joga pedra e aquela que dá a solução. Você está dando a solução”, concluiu o governador.

Em Curionópolis, o governador ainda se reuniu, com a intermediação do deputado Chamonzinho, com alunos do ensino médio da Vila de Serra Pelada e da Escola Tancredo Neves. Os alunos da escola Tancredo Neves cobraram a conclusão da reforma da escola, iniciada no governo passado e que nunca foi concluída, além de professores. O governador garantiu que vai acelerar a obra e também se comprometeu que professores estão sendo contratados e que a escola será atendida. (Tina Santos)

Entenda

O objetivo da instituição é oferecer atendimento em saúde gratuito e presencial para a população mais necessitada de Curionópolis na sua sede e nos consultórios móveis montados sobre carretas e que vão percorrer o Município em ações de grande alcance social.

Ads