Correio de Carajás

Grupo Correio promove capacitação para equipes de jornalismo

O workshop abordou temas da rotina jornalística das equipes / Fotos: Evangelista Rocha
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Visando a capacitar e aprimorar as habilidades de suas equipes, o Grupo Correio de Comunicação promoveu um workshop de jornalismo para os profissionais do Portal Correio de Carajás e Jornal CORREIO. O evento foi realizado durante esta quinta-feira (11), na sede em Marabá, com palestras focadas em temáticas do cotidiano das equipes. No total, foram ministradas seis palestras, desde a produção textual até as mais minuciosas dicas do jornalismo investigativo.

Participaram do treinamento as equipes das sucursais de Marabá, Parauapebas e Jacundá, além de profissionais de reportagem da TV Correio de Marabá (afiliada ao SBT).

Equipes de Marabá, Parauapebas e Jacundá participaram da capacitação

As palestras trataram os seguintes temas: Como minerar dados públicos para produção de notícias; Oficina de produção de notícia; Abordagem sobre sexualidade e gênero; Abordagem sobre suicídio e tentativa; Cuidados na produção de matéria policial; e Cobertura política no contexto regional.

Leia mais:

O editor do portal, Ulisses Pompeu, explica que é necessário reunir anualmente as equipes dos municípios para discutir as mudanças pelas quais a sociedade passa e que refletem diretamente no jornalismo. “Uma delas, por exemplo, é a abordagem sobre o suicídio em nossos veículos de comunicação. Precisamos do alinhamento e do conhecimento técnico da saúde para sabermos como escrever sobre temas delicados, como esse”, destacou aos colegas.

A editora do Portal Correio em Parauapebas, Luciana Marschall, acrescenta que a sociedade está em constante mudança, portanto, o jornalismo tem a responsabilidade de acompanha-las, entendê-las e se adaptar. “É essencial que façamos essa reciclagem e estejamos em conexão com nossos colegas sobre os materiais que vamos apresentar aos leitores”, pontua.

A enfermeira Ana Raquel Santos Miranda, diretora de Vigilância em Saúde da Sespa em Marabá, palestrou sobre “Depressão e Suicídio”, mostrando aos jornalistas que a depressão é uma doença que afeta o cérebro, sendo considerada “O Mal do Século 21”. Ela advertiu que a doença não é uma situação de frescura ou falta de Deus, como algumas pessoas tentam fazer crer. “A abordagem jornalística nestes casos precisa ser mais cautelosa”, sugeriu.

Cada participante recebeu um certificado de 8 horas

E os repórteres do Portal reconhecem os esforços do Grupo Correio de Comunicação em proporcionar um momento único como esse. Antônio Barroso, é freelancer e atua no município de Jacundá, cobrindo as principais notícias da região do Lago. Para ele, “se adequar às mudanças da sociedade é importante e os nossos leitores ganham com isso, pois consumirão notícias bem escritas e apuradas de um veículo de comunicação oficial”, argumenta.

A repórter Theíza Cristhine atua em Parauapebas e destaca que o treinamento foi fundamental para melhorar a escrita e refletir sobre o que e como deve abordar temas sensíveis como o suicídio. “As palestras abordaram temáticas importantes para o universo do jornalista, como técnicas de reportagem e a incansável missão de nos adaptarmos às mudanças do mundo e de como informar”, acrescentou.

O evento ainda rendeu aos seus participantes um certificado de 8 horas. Vale lembrar que em breve a capacitação se estenderá para as demais equipes de reportagem do Grupo, como Parauapebas e Canaã dos Carajás. (Zeus Bandeira e Chagas Filho)

Comentários

Mais

Efeito Olimpíadas? Busca por skate cresce mais de 600% no e-commerce

Efeito Olimpíadas? Busca por skate cresce mais de 600% no e-commerce

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão mexendo com as emoções dos brasileiros – e com o bolso. Quem diz isso são os…
Frase de Cármen Lúcia de 2018 é tirada de contexto para afirmar que Lula não poderá se candidatar em 2022

Frase de Cármen Lúcia de 2018 é tirada de contexto para afirmar que Lula não poderá se candidatar em 2022

Enganoso Montagem engana ao trazer parte de uma frase dita pela ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia, em…
Site engana ao afirmar que Anvisa ‘confessa ineficácia de máscaras’ contra a covid

Site engana ao afirmar que Anvisa ‘confessa ineficácia de máscaras’ contra a covid

Enganoso É enganosa a publicação em um site conservador brasileiro afirmando que “Anvisa confessa ineficácia de máscaras e diz se…
É enganoso o tuíte que acusa Bolsonaro de acabar com o Bolsa Atleta

É enganoso o tuíte que acusa Bolsonaro de acabar com o Bolsa Atleta

Enganoso É enganosa postagem que aponta para o fim do programa Bolsa Atleta no governo Bolsonaro em 2020. No ano…
Legislação contra violência doméstica fica mais dura para agressores

Legislação contra violência doméstica fica mais dura para agressores

O Diário Oficial da União traz hoje (29) a Lei 14.188/2021, que prevê que agressores sejam afastados imediatamente do lar ou do local de convivência com a mulher em casos de risco…
Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-Barré após vacinação

Anvisa alerta sobre casos raros de Guillain-Barré após vacinação

Casos raros de síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação contra covid-19 têm sido relatados em diversos países, inclusive no…