Correio de Carajás

Grupo Correio promove capacitação para equipes de jornalismo

O workshop abordou temas da rotina jornalística das equipes / Fotos: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Visando a capacitar e aprimorar as habilidades de suas equipes, o Grupo Correio de Comunicação promoveu um workshop de jornalismo para os profissionais do Portal Correio de Carajás e Jornal CORREIO. O evento foi realizado durante esta quinta-feira (11), na sede em Marabá, com palestras focadas em temáticas do cotidiano das equipes. No total, foram ministradas seis palestras, desde a produção textual até as mais minuciosas dicas do jornalismo investigativo.

Participaram do treinamento as equipes das sucursais de Marabá, Parauapebas e Jacundá, além de profissionais de reportagem da TV Correio de Marabá (afiliada ao SBT).

Equipes de Marabá, Parauapebas e Jacundá participaram da capacitação

As palestras trataram os seguintes temas: Como minerar dados públicos para produção de notícias; Oficina de produção de notícia; Abordagem sobre sexualidade e gênero; Abordagem sobre suicídio e tentativa; Cuidados na produção de matéria policial; e Cobertura política no contexto regional.

Leia mais:

O editor do portal, Ulisses Pompeu, explica que é necessário reunir anualmente as equipes dos municípios para discutir as mudanças pelas quais a sociedade passa e que refletem diretamente no jornalismo. “Uma delas, por exemplo, é a abordagem sobre o suicídio em nossos veículos de comunicação. Precisamos do alinhamento e do conhecimento técnico da saúde para sabermos como escrever sobre temas delicados, como esse”, destacou aos colegas.

A editora do Portal Correio em Parauapebas, Luciana Marschall, acrescenta que a sociedade está em constante mudança, portanto, o jornalismo tem a responsabilidade de acompanha-las, entendê-las e se adaptar. “É essencial que façamos essa reciclagem e estejamos em conexão com nossos colegas sobre os materiais que vamos apresentar aos leitores”, pontua.

A enfermeira Ana Raquel Santos Miranda, diretora de Vigilância em Saúde da Sespa em Marabá, palestrou sobre “Depressão e Suicídio”, mostrando aos jornalistas que a depressão é uma doença que afeta o cérebro, sendo considerada “O Mal do Século 21”. Ela advertiu que a doença não é uma situação de frescura ou falta de Deus, como algumas pessoas tentam fazer crer. “A abordagem jornalística nestes casos precisa ser mais cautelosa”, sugeriu.

Cada participante recebeu um certificado de 8 horas

E os repórteres do Portal reconhecem os esforços do Grupo Correio de Comunicação em proporcionar um momento único como esse. Antônio Barroso, é freelancer e atua no município de Jacundá, cobrindo as principais notícias da região do Lago. Para ele, “se adequar às mudanças da sociedade é importante e os nossos leitores ganham com isso, pois consumirão notícias bem escritas e apuradas de um veículo de comunicação oficial”, argumenta.

A repórter Theíza Cristhine atua em Parauapebas e destaca que o treinamento foi fundamental para melhorar a escrita e refletir sobre o que e como deve abordar temas sensíveis como o suicídio. “As palestras abordaram temáticas importantes para o universo do jornalista, como técnicas de reportagem e a incansável missão de nos adaptarmos às mudanças do mundo e de como informar”, acrescentou.

O evento ainda rendeu aos seus participantes um certificado de 8 horas. Vale lembrar que em breve a capacitação se estenderá para as demais equipes de reportagem do Grupo, como Parauapebas e Canaã dos Carajás. (Zeus Bandeira e Chagas Filho)

Mais

Sefa apreende máquina agrícola e bebidas em Marabá

Sefa apreende máquina agrícola e bebidas em Marabá

A unidade de controle de mercadorias em trânsito de Carajás, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em Marabá, sudeste…
Carreata marca luta contra abuso e exploração sexual de menores em Marabá

Carreata marca luta contra abuso e exploração sexual de menores em Marabá

Dia 18 de maio de 1963 um crime bárbaro chocou o Brasil. Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de…
Venda de consórcios dispara em Marabá

Venda de consórcios dispara em Marabá

A venda de consórcios registrou um forte crescimento em 2020, e segue em ritmo acelerado nos primeiros meses de 2021,…
Mais de 700 famílias já estão cadastradas para regularização

Mais de 700 famílias já estão cadastradas para regularização

Segue em ritmo intenso e, mesmo assim, com os cuidados de praxe devido à pandemia, o trabalho de cadastramento de…
Grave colisão entre caminhões causa morte e bloqueia pista

Grave colisão entre caminhões causa morte e bloqueia pista

Pelo menos uma pessoa morreu numa colisão entre dois caminhões na tarde desta segunda-feira (17) na BR-155, entre a sede…
Prefeitura libera segunda parcela do Renda Emergencial

Prefeitura libera segunda parcela do Renda Emergencial

  A Prefeitura Municipal de Curionópolis, inicia nesta terça-feira, 18 de maio, o pagamento da segunda parcela do Programa Renda…