Correio de Carajás

Fiocruz diz que insumo para vacina de Oxford deve chegar no dia 8

Foto: reprodução
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Fiocruz divulgou em nota nesta segunda-feira (25) que há uma “sinalização” de que o primeiro lote de insumo para a fabricação de 7,5 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca seja feito em 8 de fevereiro.

Esse insumo, necessário para a fabricação do imunizante, é chamado de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

De acordo com a nota, ainda não há confirmação da data para a remessa da IFA, que depende de aval das autoridades chinesas para que seja exportado.

Leia mais:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também precisa dar o aval para utilização do produto.

O G1 entrou em contato com a Fiocruz, questionando qual seria o prazo para que as 7,5 milhões de doses estejam prontas, caso o IFA chegue no dia 8 de fevereiro. A Fiocruz ainda não respondeu.

Atraso

No fim de dezembro do ano passado, a Fiocruz informou que a chegada do IFA da Oxford/Astrazeneca estava prevista para o dia 9 de janeiro no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, Zona Norte do Rio.

Dentro desse cronograma, a Fiocruz pretendia produzir 30 milhões de doses até o final de fevereiro. O G1 também questionou se há um novo prazo para a produção dessas 30 milhões de doses, mas ainda não obteve retorno.

Na nota divulgada nesta segunda, a Fiocruz afirma que há um esforço institucional para “minimizar o impacto sobre o cronograma de produção da Fiocruz com a não confirmação, até a presente data, da chegada do IFA”.

Doses adicionais

A Fundação afirma ainda que tem negociado junto ao Instituto Serum, na Índia, a remessa de doses de vacinas prontas adicionais que sejam entregues ao Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

“A negociação segue em andamento e ainda não há um quantitativo acertado. O processo conta com o apoio do governo da Índia e da AstraZeneca, que vem colaborando em todo o esforço de antecipação das vacinas frente às dificuldades alfandegárias para exportação do IFA na China”, diz o texto.

No último sábado (23), dia em que liberou 2 milhões de doses da vacina do Instituto Serum para distribuição no Brasil, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, agradeceu aos esforços diplomáticos do Reino Unido na tentativa de obter mais doses adicionais.

“(Agradeço ao) apoio a nossa iniciativa de buscar doses prontas da vacina enquanto pegamos esse caminho da produção aqui em Bio-Manguinhos”.

Cronograma inicial

Em dezembro do ano passado, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, previu a produção de 30 milhões de doses até o fim de fevereiro.

“Com a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo [IFA] em janeiro, podemos contar com a liberação pela Fiocruz de aproximadamente 10 milhões de doses em um processo contínuo durante o mesmo mês, chegando a uma produção acumulada de aproximadamente 30 milhões de doses no final de fevereiro, continuamente liberadas em março, em um processo dinâmico de entregas”, disse ele no dia 30 de dezembro.

(Fonte:G1)

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…