Correio de Carajás

Festival “Eva Chaves” é adiado

Festival de dança, com suas belezas, encantará o público no próximo final de semana /Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um dos eventos de dança mais esperados em Marabá e região teve sua data adiada. Trata-se do Festival “Eva Chaves”, mostra e competição que chega a sua 8ª edição e que é realizada pela Companhia de Dança Yaguara. A disputa ocorreria neste final de semana, mas, devido a questões envolvendo patrocínios e apoio, o evento precisou ser adiado para os dias 18 e 19 de maio.

O coordenador-geral da Companhia Yaguara, Cláudio Roberto, em entrevista ao Jornal CORREIO, explicou que grande parte do alto custo do Festival depende de apoio público por meio da celebração de convênios. Segundo ele, esse processo acabou demorando mais que o esperado e o montante de patrocínios privados têm sido reduzido, o que impôs à produção do evento a necessidade de mudança da data. O local será, a exemplo do ano passado, o teatro do Centro de Convenções.

De acordo com Cláudio, junto com a nova data será feito um abaixo-assinado para que a Lei ‘Frederico Morbach’ se cumpra e que grupos como o Yaguara consigam recursos para realizarem projetos culturais. “A lei municipal foi criada, mas ainda não saiu do papel, não tem uma banca julgadora para aprovar. Um evento como o nosso poderia estar recebendo recursos através de descontos em impostos municipais e salvaria, por exemplo, eventos como esse, para não acontecer isso, de mudança de data”, explica.

Leia mais:

Sobre a nova possível data do Festival, o coordenador pede aos grupos inscritos que, caso tenham confronto com a agenda, que entrem em contato imediatamente com a coordenação do evento para que ocorra a devolução da taxa de inscrição, através do número: (94) 99240-0336.

Entenda

A Lei ‘Frederico Morbach’ é uma homenagem ao conhecido escritor e jornalista marabaense. Por meio dessa lei, o município pode conceder incentivo fiscal para implementação de projetos culturais ou esportivos, destinados à pessoa jurídica ou física, residentes em Marabá.

A lei tem como objetivo o incentivo a projetos culturais ou esportivos, como, por exemplo, a formação artística, cultural e esportiva através da concessão de bolsas de estudos, pesquisa ou trabalho, no Brasil ou no exterior, a artistas, técnicos e atletas das áreas cultural e esportiva, residentes no município de Marabá.

O incentivo equivale ao recebimento de Certificado de Incentivo Fiscal a ser expedido pelo Poder Público Municipal, com o qual o portador poderá utilizar para pagamento dos Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) até o limite de 10% do valor devido a cada incidência de tributos.

O Festival

O Festival “Eva Chaves” marca anualmente o aniversário da Companhia de Dança Yaguara. O evento foi criado por Cláudio Roberto, que explicou que o Festival surgiu em 2012 para comemorar os 15 anos da companhia. “No início era só uma mostra, com a participação da própria companhia de dança e de alguns convidados”, disse.

Naquele mesmo ano, faltando apenas sete dias para o festival, Eva Chaves, uma tia de Cláudio, faleceu. “Ela era apaixonada pela cultura, em especial a dança, e nos acompanhou nos primeiros 15 anos de existência da Yaguara. Foi então que decidimos batizar a mostra como Festival de Danças Eva Chaves”, contou. (Karine Sued)

Mais

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Um cruzamento entre a Avenida VS-10 e a Rua Florita, na altura do Bairro Morada Nova, em Parauapebas, tem causado…
Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas (73,4%) do país estão fazendo vendas online durante a pandemia do novo coronavírus.…
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

O Brasil já tem instalada a sua primeira antena rural destinada à quinta geração de internet (5G). A tecnologia funcionará,…
Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

A Defensoria Pública do Pará (DPE) emitiu uma recomendação ao Governo do Estado para que as pessoas privadas de liberdade…
Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Um novo sistema global transparente deveria ser criado para apurar surtos de doenças, habilitando a Organização Mundial da Saúde (OMS)…