Correio de Carajás

Adepará: Novo gestor quer órgão mais ativo e transparente

Geraldo Teotônio é o novo gerente regional da Adepará em Marabá/ Foto: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um dos órgãos mais importantes de fiscalização animal no Estado está presente aqui em Marabá com uma importante gerência regional. Trata-se da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que tem como novo gestor no escritório local o zootecnista Geraldo Teotônio Pereira Jota, formado pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba.

Geraldo já atuou na área de veterinária animal, com produtos veterinários e com a exportação de bovinos para países como a Venezuela, Turquia e Egito e outras diversas regiões do Oriente Médio.

O nome do profissional foi defendido junto ao governo Helder pelos pecuaristas da região e pela Faepa (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará). Geraldo tem sob sua responsabilidade administrativa municípios do sudeste do Estado, como Marabá, Parauapebas, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Nova Ipixuna e Itupiranga.

Leia mais:

De acordo com o gerente, em entrevista ao CORREIO, o legado que ele quer deixar é de que a Adepará tenha mais transparência com os produtores rurais, dessa maneira trazendo mais informações para o público em potencial. “A Adepará não é só um órgão de fiscalização, mas sim de defesa dos produtos animais e vegetais”, explica.

O órgão é responsável por planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Estado do Pará.

Desta forma, tem como visão ser referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários para a preservação do meio ambiente e para a competitividade do agronegócio paraense.

Febre aftosa

Questionado pela Reportagem do CORREIO, Geraldo afirma que o órgão tem feito um bom trabalho ao longo dos anos e que mais de 95% do rebanho está vacinado, batendo todas as metas estipuladas pelo Ministério da Agricultura. Ele conta que coordenará a aplicação da primeira dose anual de vacina contra a febre aftosa no rebado bovino da região.

Ainda segundo o gerente, esse período vai do dia 1º a 31 de maio. O gestor explica que a aftosa possui três tipos de vírus, sendo: A, O e C. O tipo C foi erradicado através de um programa de sorologia. “A partir deste ano, a dosagem da vacina caiu de 5ml para 2ml, e vai ser bivalente, para combater os tipos A e O”, esclarece.

A partir de 2021, Geraldo conta que existirá uma quarentena e que membros da Organização Mundial de Saúde Animal virão para o Brasil com o objetivo de colher amostras de sangue de animais de rebanhos, de propriedades escolhidas aleatoriamente. De acordo com o gestor, esse material será levado e analisado em laboratórios especializados ne detecção de epizootias.

(Karine Sued com informações de Josseli Carvalho)

Mais

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano…
É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

Falso É falso o tuíte que afirma que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, tenha recebido um passaporte diplomático…
EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a vacina contra covid-19 da Pfizer e da parceira…
Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde…
Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

As transações por cartões (crédito e débito) registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano…
Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…