Correio de Carajás

Jacundá muda de prefeito pela nona vez em 2 anos

Ismael Barbosa beija Termo de Posse, mas sua permanência no cargo é um mistério
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pela nona vez em dois anos, a Prefeitura Municipal de Jacundá trocou de prefeito. O entra e sai vem desde o ano de 2017. A penúltima alternância aconteceu no dia 2 de abril e vinte dias depois, mais uma mudança. Na terça-feira, 23, reassumiu o cargo o então vice-prefeito Ismael Gonçalves Barbosa (PSDB), no lugar de José Martins de Melo Filho (MDB), titular da cadeira e que sofreu cassação pela Câmara de Vereadores.

Em 2017 houve seis alterações no comando da PMJ, três para cada gestor. No ano seguinte, apenas uma, quando Ismael assumiu a prefeitura no inicio de fevereiro. Desde então, ele permaneceu por mais tempo na sede do Poder Executivo, ficando mais de 12 meses. Ismael deixou a cadeira no dia 1º de abril e retornou no dia 23. Nesse intervalo, o então prefeito Zé Martins ficou 22 dias e promoveu mudanças. A Prefeitura de Jacundá mudou de prefeito por nove vezes desde agosto de 2017.

No mais novo capítulo da política local, por determinação da desembargadora Rosileide Maria da Costa Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Ismael Barbosa reassumiu a Prefeitura de Jacundá, por meio de uma ação cautelar, datada do dia 17 deste mês, que reformou a decisão do juiz da comarca daquele município, que havia tornado nulos os dois processos de cassação contra Zé Martins: um por extrapolar o prazo de conclusão; e o segundo, deixou de ser publicado no Diário Oficial de Justiça do Estado.

Leia mais:

Sobre esse mérito, a desembargadora decidiu favorável a Ismael Barbosa. Ela escreveu o seguinte: “Na situação exposta, o ato administrativo foi comunicado ao advogado do recorrido (Zé Martins), que não ocasião da sessão legislativa que votou o relatório final da comissão processante, fez defesa oral na Tribuna, bem como recebeu cópia do decreto da cassação. Ademais, se pode concluir que a publicidade do ato foi alcançada”. Rosileide jugou procedente o pedido de Ismael Barbosa e suspendeu os efeitos da sentença do magistrado da Comarca de Jacundá.

A cerimônia de reintegração do prefeito Ismael Barbosa durou menos de 30 minutos, e foi presidida pelo vereador e presidente do Legislativo Municipal, Clayton Guimarães de Maria, no início da tarde de terça-feira, 23. “Trata-se de uma determinação judicial esse ato de reintegração ao cargo de prefeito. E nesta tarde, afirmo que estou à disposição para contribuir com o município. Esperamos que seja definitivo, pois o município não aguenta mais essa situação”, disse o vereador Clayton.

Após a assinatura do termo de posse pelos membros da Mesa Diretora, o prefeito Ismael Barbosa reassumiu a Prefeitura de Jacundá. Segundo ele, é necessária a união de todos os vereadores para trabalhar por Jacundá. “Preciso de cada um de vocês, pois não estamos mais aguentando essa situação. Vamos trabalhar para pôr um ponto final nessa situação”, disse ele, que finalizou afirmando: “a parti desse momento todos de mãos dadas por Jacundá”. (Antonio Barroso)

Mais

Anvisa explica entraves na aprovação da vacina Sputink V

Anvisa explica entraves na aprovação da vacina Sputink V

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia nesta terça-feira (11), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância…
Guedes diz que reforma administrativa será moderada

Guedes diz que reforma administrativa será moderada

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou como bastante moderada a proposta do governo de reforma administrativa, em audiência pública,…
Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei complementar que estende até o fim de 2021 a autorização concedida a estados,…
Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Os senadores avaliaram de forma positiva a primeira semana de oitivas da CPI da Pandemia. Foram ouvidos os ex-ministros da…
Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (6) em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia…
Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Em depoimento nesta quinta-feira (6) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo…