Correio de Carajás

Festival Eva Chaves bate recorde de público

A 8ª edição do Festival “Eva Chaves” bateu recorde de público no último final de semana ao receber 2 mil pessoas ao longo de dois dias de apresentações. Foi uma jornada de competições com diversas categorias. Ao todo, 800 bailarinos de 42 companhias, vindos de 12 cidades e três estados passaram pelo teatro do Carajás Centro de Convenções Leonildo Rocha. O objetivo do evento foi incentivar novos talentos na dança e o surgimento de novas companhias e grupos tanto municipais quanto regionais.

De acordo com Claudio Roberto, coordenador-geral do festival e proprietário da Companhia de Dança Yaguara, o evento foi um sucesso. Segundo ele, com o passar dos anos, a evolução dos dançarinos tem sido bastante expressiva, o que engrandece e abrilhanta ainda mais a festa. “Sem dúvidas, batemos o recorde de público de todas as edições anteriores. Os dois dias de evento ficaram completamente lotados e as competições a cada ano ficam mais disputadas”, explicou.

Leia mais:

Para a pedagoga e bailarina de dança do ventre, Polyana Gurjão, participar de um evento dessa proporção é um prazer enorme e um privilégio. “Conhecer outros grupos, ver talentos surgindo, as crianças tão compromissadas em desenvolver essa arte da dança, a cada ano me enriquece culturalmente. Para um bailarino não tem presente maior do que receber aplausos e reconhecimento pela dedicação e o evento nos proporciona isso, levar cultura a todos”, elogiou.

Segundo Polyana, que participa do evento desde a primeira edição, o Festival tem crescido muito a cada ano, e os workshops e oficinas que são disponibilizados são fundamentais para incentivar e fazer com que cada vez mais os bailarinos fiquem preparados e comprometidos com a dança. “A organização toda está de parabéns por proporcionar para esta região um evento tão grandioso, que reconhece o valor da cultura dentro e fora do Estado”, parabenizou.

Claudio agradeceu a todo apoio e patrocínio que o evento recebeu. “Se não fossem nossos parceiros, jamais seria possível realizarmos esse evento. E, em especial, agradeço ao público que lotou o Centro de Convenções”, comemorou, agradecendo também o apoio cultural do Grupo Correio de Comunicação.

Modalidades

As modalidades apresentadas no festival transitaram entre: dança popular (folclóricas, regionais, nacionais e internacionais, danças de salão, dança do ventre, danças étnicas e amenco); estilo livre adulto (stiletto, axé, jazz unicado, swingueira e dança gospel); danças urbanas (hip hop, breaking, freestyle, locking e street dance); ballet (clássico livre, moderno, contemporâneo e neoclássico); e estilo livre baby, infantil e juvenil (todas as modalidades). As categorias dividem-se em: Baby (de 02 a 08 anos); Infantil (de 09 a 11 anos); Juvenil (de 12 a 15 anos); e Adulto a partir de 16 anos.

A plateia formada por pais, amigos e admiradores da arte, interagiu

O Festival

O Festival “Eva Chaves” marca anualmente o aniversário da Companhia de Dança Yaguara. O evento foi criado por Cláudio Roberto, que explicou que o Festival surgiu em 2012 para comemorar os 15 anos da companhia. “No início era só uma mostra, com a participação da própria companhia de dança e de alguns convidados”, disse.

Naquele mesmo ano, faltando apenas sete dias para o festival, Eva Chaves, uma tia de Cláudio, faleceu. “Ela era apaixonada pela cultura, em especial a dança, e nos acompanhou nos primeiros 15 anos de existência da Yaguara. Foi então que decidimos batizar a mostra como Festival de Danças Eva Chaves”, finalizou. (Karine Sued)

A comissão de organização do evento

Premiações

Juvenil – troféus para 1º, 2º e 3º lugares nos conjuntos e medalhas para solos e duos); Bailarino ou bailarina revelação: 200,00; Melhor grupo ou duo: 300,00. / Adulto – troféus para 1º, 2º e 3º lugares nos conjuntos e medalhas para solos e duos; Melhor grupo: 800,00; Melhor bailarino:  300,00; Melhor bailarina: 300,00; Melhor figurino: 200,00 e Grupo Revelação: 400,00.

 

 

MELHORES DO VIII FESTIVAL DE DANÇAS EVA CHAVES 2019
BABY  E INFANTIL
#MELHOR GRUPO OU DUO
ECO –  BALLET SESC
#BAILARINO OU BAILARINA REVELAÇÃO
MARIA CLARA HENTZ DE MELO ALVES GAP GALERIA DE ARTES DO PARÁ
JUVENIL
#MELHOR GRUPO OU DUO
EFEITO COLATERAL – JOSÉ CARLOS DANÇA E COMPANHIA (JCDC)/ RONDON
#BAILARINO OU BAILARINA REVELAÇÃO
STUDIO DE DANÇAS FLAVIO FERNANDES – MARIA EDUARDA SALES
ADULTO
#MELHOR GRUPO
CIA MUNICIPAL DE TAILANDIA
# MELHOR BAILARINO
ESTUDIO INOVARE – JEFFERSON COSTA
#MELHOR BAILARINA
STUDIO DE DANÇAS FLÁVIO FERNANDES – MONALISA TAVEIRA
#MELHOR FIGURINO
70 MIL DÓLARES – THE TRICK`S/ PARAUAPEBAS
#GRUPO REVELAÇÃO
THE TRICK`S/ PARAUAPEBAS