Na quinta-feira, dia 25 de abril, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, localizada na Folha 28, inicia a 6ª Festa da Misericórdia, com o tema “Sê sempre misericordioso como Eu sou misericordioso” – Diário de Santa Faustina nº 1695. O evento começa às 19 horas com a noite carismática, com a Renovação Carismática Católica (RCC).
Em entrevista ao CORREIO, o padre Cleydson Fraga Lacerda informou que, neste ano, os pregadores convidados são o casal Hamilton Apolônio e Mônica Valéria Apolônio, fundadores da Comunidade Católica Boa Nova, que possui sua sede em Recife, no Pernambuco.
Na sexta-feira, dia 26, haverá atividade somente pela noite com a Missa da Graça, rezando por cura e libertação.
Leia mais:No sábado, a partir das 14 horas, com entrada livre para o público, haverá a pregação com o tema “Curados pela misericórdia”. Pela noite, ocorrerá um evento exclusivo e fechado para a juventude paroquial. “Levaremos essa experiência do amor de Deus para os nossos jovens”, explica o padre.
No domingo, último dia de festa e o mais importante, os festejos iniciarão a partir das 8 horas da manhã seguindo até a noite, encerrando com a Missa das 19 e 30 horas.
Segundo o padre Cleydson, a participação dos pregadores e toda a programação elaborada é para que os fiéis possam viver plenamente o que Jesus deseja com a realização da Festa.
Entenda
Convidados: De acordo com as anotações de Santa Faustina em seu Diário, (cf. 699) todas as almas são convidadas, especialmente os pecadores;
Quando: O primeiro domingo depois da Páscoa – Domingo da Misericórdia;
Por quê: Jesus queria lançar uma última tábua de salvação para as almas, que estão se afundando em pecado e desespero. A Festa é um refúgio e abrigo especial para a consolação das almas do mundo todo;
O que esperar: Neste dia podemos receber uma renovação espiritual completa, alcançando a indulgência plenária. “Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas” (Diário, 699).
Na Igreja, a Festa foi instituída em 30 de abril do ano 2000 — no mesmo dia da canonização da Irmã Faustina, o Papa João Paulo II proclamou com vigor perpétuo a instituição do “Domingo da Misericórdia Divina”, devendo este ser celebrado solenemente por toda a Igreja no 2º domingo da Páscoa.
Recomendações
Para que a Festa da Divina Misericórdia seja celebrada adequadamente, e frutifique em cada um que dela participar, recomenda-se: ter arrependimento dos pecados, realizar a confissão sacramental (pode ser no dia da Festa ou nos dias anteriores a ela), ter a devota participação da Festa, recebendo nesse dia, com todo amor e fé a Comunhão Eucarística. E no cotidiano da vida o fiel deve: venerar a imagem de Jesus Misericordioso; implorar a Misericórdia Divina para o mundo; divulgar com ardor a mensagem de Jesus Misericordioso e praticar obras de misericórdia em favor do próximo. (Karine Sued)