Correio de Carajás

Feira da Folha 28: Ato contra ditadura é programado para domingo

Em assembleia realizada ontem, terça-feira (26), o Sindicato dos Docentes da Unifesspa (SindUnifesspa) decidiu realizar ato no próximo domingo, dia 3, na Feira da Folha 28, a partir das 8 horas, com o tema “Ditadura Nunca Mais – Para que não se esqueça e nunca mais aconteça!”.

Conforme o coordenador geral do Sindicato dos Docentes da Unifesspa (SindUnifesspa), Professor Rigler Aragão, a ação ocorre de forma conjunta com ato contra a reforma da previdência, que vem sendo realizado constantemente em Marabá pelo Foro de Lutas em Defesa da Previdência, que unifica diversos sindicatos.

A decisão se deu após o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmar na última segunda-feira (25) que o presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa que faça as “comemorações devidas” pelos 55 anos do golpe que deu início à ditadura militar no Brasil, em 1964.

Leia mais:

Em decorrência do golpe, o presidente João Goulart foi deposto em 31 de março daquele ano, iniciando uma ditadura que durou 21 anos sem eleição direta para presidente. Após a confirmação do anúncio do presidente, rapidamente o assunto virou polêmica nas redes sociais.

“Definimos fazer uma panfletagem contra a Reforma da Previdência e como estava nessa polêmica do Bolsonaro celebrar o golpe militar de 64 decidimos combinar as duas coisas, panfletagem contra a reforma da previdência e ao mesmo tempo fazer essa denúncia de que a gente não tem nada que celebrar assassinatos, perseguições e a censura que houve durante a ditadura militar”, declarou Aragão.

Conforme ele, o grupo pretende produzir panfleto explicativo sobre o período da ditadura, contendo, no verso, explicações sobre a reforma previdenciária. “Estamos pensando em algo simbólico onde possamos demarcar a posição dos movimentos sociais de não concordar e também não se calar diante dessa decisão de dizer que vai celebrar a Ditadura Militar”, diz. (Luciana Marschall)

Comentários

Mais

Fetraf bloqueia rodovia entre Parauapebas e Canaã dos Carajás

Fetraf bloqueia rodovia entre Parauapebas e Canaã dos Carajás

Desde o início da manhã desta segunda-feira (4) membros da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) realizam manifestação na…
Levada Louca levou a melhor entre o grupo B

Levada Louca levou a melhor entre o grupo B

Diferentemente da dinâmica de última hora, adotada pela Liga Cultural de Marabá entre as equipes do grupo A após fala…
Ponte e Tecnored vão gerar 3.600 empregos em Marabá

Ponte e Tecnored vão gerar 3.600 empregos em Marabá

Durante reunião com representantes da Vale nesta quinta-feira, 30 de junho, os membros da Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de…
Rádio Correio FM comemora 5 anos com blitz recheada de prêmios

Rádio Correio FM comemora 5 anos com blitz recheada de prêmios

O primeiro sábado de julho, 2, é tido como o pontapé inicial do verão amazônico em Marabá. Marcando a data,…
Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular

Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de telefones celulares no…
Brasil tinha 544 mil policiais militares, civis e bombeiros em 2020

Brasil tinha 544 mil policiais militares, civis e bombeiros em 2020

O Brasil contava com ao menos 480 mil policiais civis e militares na ativa, em 2020. A informação consta da…