Correio de Carajás

Falta de água irrita população

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) mais uma vez foi alvo de reclamações em Marabá devido à precariedade do serviço de distribuição de água que tem prestado ao município. Muitas pessoas usaram as redes sociais no último fim de semana para relatar as constantes falhas no abastecimento que vem ocorrendo na cidade. Tanto comerciantes quanto moradores, principalmente da Nova Marabá, criticaram ainda a postura da estatal de não informar previamente sobre os cortes.

“Fica difícil para a gente trabalhar, porque como é que vamos lavar as coisas? O dia principal [para o comércio] é o sábado”, declarou Cleuvan Pereira de Aquino, proprietário de uma casa de carnes na Folha 27. Segundo ele, a falta de abastecimento aos sábados tem sido recorrente e vem afetando muitos estabelecimentos do bairro.

Para Rui Jones Silva de Moraes, dono de um pequeno comércio, a situação prejudica também a limpeza diária das residências. “É muito ruim, porque a gente depende da água para tudo, principalmente, para os afazeres domésticos. E quando falta não tem nenhum comunicado para o pessoal se preparar”, observou.

Leia mais:

A dona de casa Maria Helena da Fonseca concordou com ele e disse que espera, pelo menos, um aviso na próxima vez em que não houver abastecimento. “Acho que a Cosanpa não tem compromisso com o consumidor dela. A gente que é dona de casa e trabalha fora, precisa da água todos os dias para manter a casa limpa. Com essa falta de água está trazendo transtorno”.

Interrupção

A reportagem do CORREIO esteve na sede administrativa da Cosanpa, localizada na Folha 30, Nova Marabá, e conversou com o coordenador interino de operações da empresa, Edilson Paiva. Questionado sobre as falhas na distribuição, ele justificou apenas a falta d’água no último sábado (23).

“No sábado a gente teve que fazer um serviço na nossa adutora, tivemos que parar o nosso sistema às 4 horas da manhã com uma previsão para retornar, no máximo, às 10 horas. Mas, ocorreram alguns problemas no decorrer do serviço e a gente só pôde funcionar o nosso sistema às 18 horas. Então de lá para cá está normal, o sistema está funcionando normalmente”.

Seguindo informou, nesta segunda-feira (25) ainda existiam localidades sem abastecimento. “Pessoas de algumas Folhas estão reclamando, como a 17, porque tem quadras que são altas e, provavelmente, ainda não tem pressão para normalizar o abastecimento. Mas no decorrer do dia, deve estar normalizando”, afirmou, ressaltando que a estatal tem capacidade de abastecer tanto a Nova Marabá quanto a Cidade Nova. Quanto aos trabalhos que vem sendo realizados na adutora, ele confirmou que ainda há pendências a serem resolvidas pela empresa responsável pelo serviço.

Com a aproximação do veraneio, Paiva também foi perguntado pelo CORREIO sobre a possibilidade da cidade enfrentar uma nova seca, a exemplo da que ocorreu em 2017. “A gente instalou uma nova captação flutuante com a qual vamos ter condições de atender toda a população, sem ter problema de falta de água”, garantiu. (Nathália Viegas)

 

 

 

Comentários

Mais

Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa

Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa

Em isolamento social, as pessoas tendem a sentir falta de sair e do contato com a natureza, por isso, ter…
Mundo chega a 3 milhões de mortes por Covid com piora da pandemia na América do Sul

Mundo chega a 3 milhões de mortes por Covid com piora da pandemia na América do Sul

O mundo chegou neste sábado (17) à triste marca de 3 milhões de mortes causadas pela Covid-19, em meio à…
Pará gera mais de 3 mil postos formais de trabalho no setor de serviços

Pará gera mais de 3 mil postos formais de trabalho no setor de serviços

“Eu atuo no ramo de eventos, sou segurança, e em meio à pandemia o nosso trabalho parou. Atualmente, a banda…
Novo estudo descarta elo entre tipo sanguíneo e a incidência de Covid

Novo estudo descarta elo entre tipo sanguíneo e a incidência de Covid

Uma investigação feita com mais de 100 mil pessoas nos Estados Unidos demonstrou que não há relação entre o tipo sanguíneo…
Pequeno ouvinte da Correio FM é premiado com bolo de aniversário

Pequeno ouvinte da Correio FM é premiado com bolo de aniversário

O garoto Angelo Miguel, pequeno ouvinte da nossa rádio, foi o grande ganhador da Promoção Aniversariante do Mês da Correio…
Coronafobia: transtornos compulsivos e de ansiedade por conta da pandemia

Coronafobia: transtornos compulsivos e de ansiedade por conta da pandemia

Há um ano que todo o Brasil vem enfrentando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Sentimentos como incerteza e ansiedade…