• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Estado monta gabinete de crise em Ipixuna do Pará

Com centenas de desabrigados no Município, segue também a manutenção da BR-010 que teve trecho de pista levado pela água

por Redação
18/02/2021
em Cidades
Estado monta gabinete de crise em Ipixuna do Pará

Um gabinete de crise foi montado pelo estado, em Ipixuna/

111
Visualizações

O governo do Estado instalou, nesta quarta-feira (17), um gabinete de crise composto pela Defesa Civil Estadual, Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), no Centro Universitário Municipal em Ipixuna do Pará, nordeste paraense. O objetivo é articular ações de prevenção e auxílio, após o município ter sido atingido por uma enxurrada, na noite de segunda-feira (15).

“Ainda na noite de ontem (terça), fizemos o monitoramento de uma barragem que está na iminência de rompimento. Na manhã desta quarta, tivemos uma reunião com a Prefeitura e com órgãos do município para traçar metas e nossas equipes estão in loco para avaliar as casas que foram totalmente destruídas. O objetivo é adotar medidas para retirar as famílias em segurança, caso confirme essa ameaça, e para que os benefícios do governo do Estado cheguem o mais rápido possível para o reestabelecimento dessas famílias”, afirmou o secretário adjunto da Defesa Civil Estadual, coronel Reginaldo Pinheiro.

Governador Helder sobrevoa locais alagados na cidade

O comerciante Armando Batista foi uma das pessoas que teve a residência atingida pela enxurrada e está abrigado em casa de familiares. “A gente queria sair mas não podia, se fosse lá pra fora a gente morria afogado, a água foi levando tudo, depois desse dia eu nasci de novo”, contou. Nesta madrugada, não choveu na região.

O prefeito de Ipixuna, Artemes Oliveira, ressaltou a importância e a celeridade da ação do Governo na região. “O município sozinho não tem condições de dar essa resposta rápida para a população dado ao caos, então todo o auxílio anunciado é bem-vindo e será de grande ajuda para a população”, afirmou.

Sua Casa

No final da manhã desta quarta-feira (17), uma equipe da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) chegou a Ipixuna. Os técnicos da Cohab vão se reunir com a Defesa Civil Municipal e com a Prefeitura, para definir as áreas de atendimento prioritário.

O objetivo da Cohab é realizar o levantamento das famílias que tiveram imóveis atingidos pela água e analisar se elas podem ser inseridas em programas habitacionais sociais, como o “Sua Casa”. O programa consiste na concessão de dois auxílios que garantem apoio financeiro para aquisição de material de construção e para o pagamento da mão de obra empregada durante a construção e reconstrução de casas.

Pelo menos 250 famílias foram atingidas pela enchente

DOCUMENTOS

A Polícia Civil ofertará o serviço de emissão de novas cédulas de identidade para todas as pessoas que foram afetadas com o rompimento da barragem. Mais de 600 RGs serão emitidos e o atendimento permanecerá enquanto houver necessidade.

Auxílio – O governo do Estado também entregará 950 cestas básicas, 3.700 colchões e água mineral para as famílias atingidas no município.

Longa extensão do leito da rodovia foi levado por enxurrada na Belém-Brasília

RODOVIA CORTADA

Até o final da tarde de ontem, empreiteira contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) seguia no trabalho de reconstrução dos dois trechos rompidos da BR-010, a Belém-Brasília, próximo à cidade de Ipixuna do Pará. Um deles causado por erosão na cabeceira da ponte do Rio Ipixuna e o outro com desabamento de oito metros da pista.

O governador do Estado, Helder Barbalho, visitou o trecho na tarde de terça-feira (16). Junto ao chefe do Executivo estiveram o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira; o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel BM Reginaldo Pinheiro, e o secretário adjunto de Assistência do Estado, Esmerino Batista. (Da Redação, com Ag. Pará)

Comentários
Tags: Ipixuna do ParáPará
Matéria anterior

Vigilância Sanitária fiscaliza mais de 400 estabelecimentos em Marabá

Próxima matéria

Rio Tocantins faz sobe e desce em uma semana

RelacionadaMatérias

Auxílio emergencial e criptomoedas deverão ser declarados no IR
Cidades

Auxílio emergencial e criptomoedas deverão ser declarados no IR

24/02/2021
113
Darci diz estar negociando vacina contra a Covid-19 e analisa consórcio
Cidades

Darci diz estar negociando vacina contra a Covid-19 e analisa consórcio

24/02/2021
85
Receita libera amanhã programa da declaração do Imposto de Renda 2021
Cidades

Receita libera amanhã programa da declaração do Imposto de Renda 2021

24/02/2021
83
Próxima matéria
Rio Tocantins faz sobe e desce em uma semana

Rio Tocantins faz sobe e desce em uma semana

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019