Correio de Carajás

Vigilância Sanitária fiscaliza mais de 400 estabelecimentos em Marabá

Foram mais de 400 estabelecimentos fiscalizados, do dia 12 ao 16 de fevereiro, segundo a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) de Marabá. “Foi tudo tranquilo e na paz. Não houve grandes alterações. O comércio em geral está respeitando as regras. Isso já vem acontecendo nas últimas três semanas. Temos um comércio mais receptivo que não vem causando maiores problemas a fiscalização, que aceitou que precisamos cumprir os decretos para o bem de todos”, comenta Daniel Soares, coordenador da Divisa.

Os principais estabelecimentos fiscalizados foram os bares, restaurantes, pizzarias, distribuidoras de bebidas e conveniência, com média de 69 estabelecimentos desse tipo fiscalizados por dia. “No sábado recebemos uma denúncia em uma pizzaria, mas chegando lá constatamos que foi devido à chuva. Isso fez com que as pessoas que estavam no local saíssem da parte externa para a parte interna, mas nada que ultrapasse os 50% de limite que está estipulado. Não houve necessidade de intervenção, apenas orientamos”, conta Daniel.

Além de auxiliar a Divisa na fiscalização dos bares e restaurantes do município, a Guarda Municipal de Marabá (GMM) e o também atuou nas medidas de fiscalização realizando rondas em diversas praças, vias públicas, rodoviárias, feiras e bairros do município.

Leia mais:

O Departamento Municipal de Trânsito Urbana (DMTU) atuou em duas frentes de trabalho diferentes, com uma equipe com seis agentes na Marabá Pioneira e duas equipes compostas por oito agentes, que realizaram a fiscalização do trânsito pela cidade. “Realizamos operações no trânsito monitorando a Orla de Marabá e sobretudo na Nova Marabá, a fim de coibir infrações corriqueiras e prevenir transtornos causados por condutores alcoolizados”, comenta Jocenilson Silva Souza, diretor do DMTU.

Na sexta-feira (12) foi realizada uma operação integrada, em conjunto entre GMM, Polícia Militar e DMTU nos núcleos Morada Nova, São Félix e Velha Marabá. A ação resultou em oito estabelecimentos fechados e cinco pessoas revistadas. No sábado (13) e domingo (14) a Guarda atendeu a denúncias de aglomeração na praça próxima à peixaria da Folha 16. A equipe se deslocou ao local, mas quando chegou a aglomeração já havia se dispersado. Na terça-feira (16) as equipes foram solicitadas por um cidadão que sofreu um acidente de moto próximo ao bar Imperial, na Folha 12. As equipes se dirigiram ao local e tomaram as medidas e procedimentos cabíveis. A situação foi contornada sem maiores alterações.

A Orla de Marabá continuou sendo fechada para veículos, como já vem acontecendo a algumas semanas, no período de 17 horas de sexta-feira até à meia noite do domingo. Com a ajuda do DMTU as equipes verificam pontos de aglomeração e o cumprimento dos horários e demais normas estabelecidas pelo decreto.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) também atuou atendendo a denúncias de poluição sonora durante o fim de semana. Foram realizados 22 atendimentos pelo município, sobretudo no Núcleo Nova Marabá, tendo sido notificadas três pessoas. (Osvaldo Henriques – Ascom PMM)