Correio de Carajás

Escapamentos irregulares são destruídos em Marabá

Máquina destrói escapamentos - Foto: Evangelista Rocha

SEM BARULHO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Moto barulhenta. Esse é um assunto que sempre causa muita polêmica entre os amantes dos veículos de duas rodas. Há os que gostam de modificar alguns componentes com a finalidade de ressaltar os efeitos sonoros e os que nada mudam nos veículos. Além disso, há as pessoas que simplesmente odeiam o barulho proveniente dessas modificações.
Na manhã desta sexta-feira, 21, em Marabá, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente reuniu, em ato simbólico, dezenas de escapamentos alterados – conhecidos como kadrons – que foram apreendidos nos últimos três anos de fiscalização. A ação aconteceu na Avenida Amazônia, no Bairro Amapá, em frente à sede do órgão.

Representantes dos órgãos fiscalizadores em frente aos escapamentos apreendidos – Foto: Evangelista Rocha

Os escapamentos destruídos serão encaminhados para uma siderúrgica do município, como informou o secretário de meio ambiente, Rubens Sampaio. “Desde 2018 a gente tem feito apreensões e a retirada dessas descargas. Estamos realizando um trabalho integrado junto com os demais órgãos de segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) e o Exército. Dessa forma a gente consegue fazer um trabalho completo”.
O secretário informa, ainda, que existem dezenas de caixas de som que também foram apreendidas durante todo esse período e que logo também terão um destino. Jocenilson Silva, diretor do DMTU, afirma que esse momento é muito importante para o Município de Marabá.
“Em parceria com os órgãos, nós estamos traçando várias operações voltadas para a fiscalização de kadrons, tendo em vista que esse é um equipamento que incomoda muito a sociedade”, explica.

Jocenilson Silva, diretor do DMTU, afirma que esse momento é muito importante para Marabá – Foto: Evangelista Rocha

De acordo com o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Art. 230, inciso VII, conduzir veículo com alguma característica alterada (como o escapamento) constitui infração grave. A multa é de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira. Além disso, o veículo pode ser retido até que a situação seja regularizada.
“Deixo um alerta aos condutores que gostam de usar esse equipamento, nós vamos começar uma nova fiscalização voltada especificamente para isso”, avisa o diretor do DMTU.
Segundo o coordenador de fiscalização ambiental da Semma, Paulo Chaves, o órgão recebe constantemente denúncias de poluição sonora, dentre elas, relacionadas a motos com escapamentos que emitem sons altíssimos. “Essa é mais uma resposta para a sociedade, que estamos empenhados em retirar de circulação essas motos que fazem bastante barulho”, finaliza. (Ana Mangas e Evangelista Rocha)

Leia mais:
Comentários

Mais

Possível suicídio em delegacia de Rondon é investigado

Possível suicídio em delegacia de Rondon é investigado

Entrou em investigação um possível suicídio acontecido dentro da Delegacia de Polícia Civil de Rondon do Pará na manhã deste…
Traficante usava filha na comercialização da droga

Traficante usava filha na comercialização da droga

Foi preso neste sábado (19) Elenildo Escardoa da Silva, acusado de tráfico de drogas e corrupção de menor, no bairro…
Marabá: Federal realiza flagrante de droga apreendido pela PRF

Marabá: Federal realiza flagrante de droga apreendido pela PRF

A Delegacia da Polícia Federal de Marabá/PA recebeu uma ocorrência policial apresentada pela PRF, tratando-se de um transporte de drogas…
Mulher sofre injúria racial e ameaça de morte

Mulher sofre injúria racial e ameaça de morte

Foi apresentado às autoridades de polícia: Cleiton Sousa dos Santos, de 34 anos, no bairro Tropical II, em Parauapebas. O…
Pai perde filho em acidente de moto

Pai perde filho em acidente de moto

Nesta sexta-feira (18) um acidente envolvendo uma moto e um carro com caçamba vitimou Jardson Carvalho Santos, de 18 anos,…
Divisão de Homicídios faz investigação em Altamira

Divisão de Homicídios faz investigação em Altamira

A conclusão do trabalho de perícia no cadáver de um homem encontrado enforcado com ferimentos nos pulsos e na região…