Durante o mês de junho, o escritório do Sebrae de Marabá, localizado na VP-08, Folha 28, Nova Marabá, está de portas abertas para receber empresários que pretendem crescer e tornar seus micro ou pequenos empreendimentos mais competitivos no mercado. Para realizar este trabalho, um diagnóstico gratuito vem sendo ofertado na unidade para identificar pontos fortes e o que precisa ser melhorado dentro da empresa.
“Na verdade, essa ideia surgiu na Feira do Empreendedor, em que tivemos um espaço que se chamava ‘clínica empresarial’ e o objetivo é bem esse mesmo, de ter um clínico geral, que no caso são os técnicos do Sebrae, para fazer o diagnóstico da empresa. Nele, a gente vai observar várias questões, como a parte de gestão financeira, mercado, inovação”, explica Marcelo Ribeiro de Araújo, gerente do escritório do Sebrae no município. Segundo ele, ao fim da análise, os empreendedores saem com um documento especificando o que deve ser aprimorado em seus negócios.
Neste processo, é feita a coleta de dados por meio de uma entrevista e depois o empresário é informado sobre a atual situação do negócio que gerencia, recebendo também sugestão de cursos, palestras e consultorias que podem ser feitas visando a evolução do empreendimento. Entre três e seis meses, é recomendado ao empreendedor que retorne ao Sebrae para que uma nova avaliação identifique as melhorias e trace um novo plano de ação.
Leia mais:“A gente está fazendo um convite para nos procurar no Sebrae. Somos mais de 10 técnicos e todos estamos aptos a realizar esse diagnóstico”, diz Marcelo, afirmando que há previsão de fazer a análise das empresas até no próximo semestre. Ele aproveitou o momento para convidar, em especial, os empresários que atuam no segmento de minimercado.
“A gente já fez um trabalho bem forte com algumas empresas. Esse é um setor que tem uma importância econômica muito grande para o município e quero começar a fazer um trabalho direcionado para esse setor”. Quem não puder ir até o escritório para marcar um horário com os técnicos, basta ligar no número (94) 3324-4448. (Nathália Viegas)