Servidores da Justiça Eleitoral, em Marabá, realizaram na tarde desta quarta-feira (3) o último simulado de transmissão de dados, que simula o repasse de informações sobre o resultado das eleições, que será feito a partir das 17 horas e um minuto do próximo domingo, dia 7, a partir dos 20 pontos de transmissão existentes nas duas zonas eleitorais de Marabá (23ª e 100ª). A simulação é apenas mais uma das etapas do trabalho que já vem sendo feito, respeitando as determinações do calendário eleitoral.
“É como se fosse mesmo a transmissão no dia da eleição”, explica Josenilson Silva, servidor da Justiça Eleitoral em Marabá. Ele informou que durante duas horas de simulação, foram testadas as duas tecnologias empregadas no processo de transmissão de dados.
Uma das tecnologias é a via satélite, que é utilizada nos pontos de transmissão que ficam na zona rural. Ao todo são 20 pontos em Marabá e nos municípios de Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins, que estão sob a jurisdição da 23ª e 100ª Zonas Eleitorais respectivamente.
Leia mais:Já o sistema JE Connect, desenvolvido em 2008 e aprimorado em 2010, se tornou padrão da Justiça Eleitoral. A praticidade do sistema está na característica de que pode ser transportado em um pen-drive. Com isso, há mais garantias de uma rápida e segura apuração e divulgação total dos votos, que podem ser enviados a partir de qualquer computador conectado ao Tribunal Eleitoral, em rede Virtual Private Network (VPN), conforme explicou Marcos Tristão, chefe da 100ª Zona Eleitoral de Marabá.
ACESSIBILIDADE E VOTO EM TRÂNSITO
Outro ponto que já vem sendo trabalhado pela Justiça Eleitoral é o voto em trânsito e também a acessibilidade. Segundo Marcos Tristão, 23 de agosto foi o último prazo para os eleitores que estarão em trânsito se cadastrarem para exercer o direito ao voto.
Também foi o último prazo para pedido de transferência temporária de seção eleitoral, uma prerrogativa concedida a eleitores que tenham dificuldade de locomoção (definitiva ou temporária) e desejam votar em locais mais cômodos, perto de sua casa.
BOATOS SOBRE VOTAÇÃO
Sobre os boatos que circulam em grupos de WhatsApp, de que o voto é considerado parcial e é anulado quando o eleitor vota somente em um candidato e em branco nos demais, Marcos Tristão explicou que isso não passa de boato. O eleitor pode anular os votos ou votar em branco para quaisquer cargos e votar apenas no candidato que desejar, mas terá de concluir a votação, passando por todas as opções, até chegar no presidente.
A única obrigação do eleitor é concluir todo o procedimento, passando por todos os cargos em disputa: governador, deputado federal, deputado estadual, senador e presidente, podendo anular ou votar em branco de um por um, caso queira, ou escolhendo apenas o que desejar.
Exemplo: um eleitor pode querer votar apenas para deputado estadual. Assim ele anula ou vota em branco para governador, deputado federal; em seguida vota no seu candidato a estadual, depois anula ou vota em branco para senado e presidente. Isso não vai anular sua escolha para deputado estadual.
O QUE PODE E NÃO PODE NOS DIAS QUE ANTECEDEM O PLEITO
A partir de hoje, quinta-feira (4), o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar. É também o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Esta quinta é ainda o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.
Termina também hoje o prazo para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas e amanhã (5). Além disso, os partidos políticos e as coligações têm só até hoje para indicar aos juízos eleitorais o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e dos delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o primeiro turno das eleições.
Amanhã, sexta-feira (5), é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso. É também a data a partir da qual, desde 8h até as 17h do dia da eleição, poderá ser realizada a verificação da assinatura digital e dos resumos digitais (hash) do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral, observada a antecedência de cinco dias para o requerimento.
Já o sábado (6), véspera da eleição, é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h. Último dia também, até as 22h, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
O sábado é ainda a data em que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deverá promover, entre as 9h e as 12h, em local e horário previamente divulgados, os sorteios das seções eleitorais cujas urnas serão submetidas aos procedimentos de auditoria da votação eletrônica.
(Chagas Filho com informações de Josseli Carvalho)
Saiba mais
Os eleitores que não se submeteram a biometria, em Marabá, poderão votar normalmente, pois nesta cidade o procedimento só será obrigatório a partir do ano que vem. Já os eleitores que não fizeram o cadastro biométrico em Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins NÃO poderão votar.