Correio de Carajás

Eldorado do Carajás: Prefeito fala de desafios da gestão e da busca por recursos financeiros

De passagem por Marabá justamente mantendo reuniões para conseguir recursos para os projetos do seu governo, o prefeito de Eldorado do Carajás, Celio Rodrigues da Silva, o popular Célio Boiadeiro, falou com a reportagem do CORREIO. O jornal quis saber sobre a governabilidade e o atual estágio de evolução do importante município que fica na interseção das rodovias BR-155 e PA-275, no sudeste do Pará. Ali, os desafios para a administração pública são grandes devido à baixa arrecadação, mas com esforço e grandes parcerias muitos investimentos têm sido feitos.

De acordo com Célio Boiadeiro, neste ano de 2020, a prefeitura pretende fazer pelo menos 20 km de asfalto, inaugurar escolas e construir e reformar pontes, que são fundamentais para o escoamento da produção agrícola do município. Parte desse trabalho já vem sendo feito. Entre pontes construídas e recuperadas, já foram 143 e agora o município trabalha na construção de mais uma, a do Rio Vermelho, que terá mais de 99 metros de extensão.

Está nos planos da prefeitura também a reforma do Hospital Municipal de Eldorado. Para tanto, Célio Boiadeiro explica que a administração receberá apoio dos deputados Chamonzinho e Priante, além do governador Helder Barbalho. Todos esses representantes do povo têm dado atenção especial ao município.

Leia mais:

Embora reconheça que grande parte dos recursos venha das emendas parlamentares, Célio Boiadeiro observa que o carro-chefe da arrecadação de Eldorado do Carajás é a produção de leite, que chega a 100 mil litros/dia. Quase toda essa produção é industrializada em Eldorado mesmo, onde existe um grande laticínio.

E, para que toda essa cadeia leiteira continua funcionando a pleno vapor, mais uma vez é necessário apoio do Estado e dos parlamentares, pois a produção precisa escoar pelas estradas vicinais que cortam o município.

“Célio Boiadeiro” observa que Eldorado está localizado geograficamente na confluência de vários municípios, fazendo fronteira com Xinguara, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, Marabá e Curionópolis. Todas essas fronteiras são acessadas por 4 mil km de estradas vicinais, exatamente onde vivem os produtores de leite.

Desse modo, a manutenção dessas vicinais e também das outras vias do município merece atenção especial nesta época do ano, devido aos alagamentos no período chuvoso que fazem transbordar rios importantes como Sororó e Rio Vermelho. Felizmente, segundo o prefeito, o apoio do governo do Estado tem sido imprescindível. Aliás, desde quando Helder Barbalho era ministro da Integração Nacional, sempre auxiliou Eldorado com investimentos.

Outra área sensível que vem recebendo apoio é da segurança pública que, com o aumento do efetivo e também de viaturas, apresentou melhora no último ano, com a redução a “zero” dos casos de agências bancárias atacadas por quadrilhas de assaltantes, dando tranquilidade para atuação do Banco da Amazônia S/A (BASA), Banco do Estado do Pará (Banpará) e também do Bradesco, que desempenham papel fundamental no fomento à economia municipal, com disponibilização de linhas de crédito e também com a realização de serviços.

É nessa toada de desafios e de muita parceria que o município de Eldorado, mesmo sem contar com os recursos da taxa de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), segue evoluindo. (Da Redação)