Correio de Carajás

DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

Acidentes de trânsito, impaciência e intolerância. Esses são alguns assuntos que serão abordados, para que as pessoas reflitam sobre suas atitudes quando estiverem dirigindo.

Com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança viária, o Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 2021, com o tema Respeito e Responsabilidade, diversos segmentos da segurança pública, entidades e sociedade civil se uniram para propagar e abordar esse assunto tão importante.

Em Marabá, o lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 7, na sede do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).

Jocenilson Silva, diretor do DMTU, explica que esse ano a programação contará também com lives e ações voltadas diretamente para as redes sociais, por conta da pandemia do coronavírus.

Leia mais:

“Nossa intenção é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de sinistros (acidentes) de trânsito, não só em Marabá, mas em todo o mundo. Esse é um movimento mundial”.

Jair Guimarães, secretário de Segurança Institucional, esteve presente no evento e conversou com o CORREIO sobre a importância do movimento.

Jair: “É preciso conscientização e responsabilidade, com o trânsito e com a sociedade”, diz o secretário

“Precisamos pegar essa pauta e ressoar para a sociedade. O tema deste ano, respeito e responsabilidade, é muito oportuno para esse momento. Precisamos respeitar a vida, que é o bem mais precioso que temos”.

Com a pandemia do coronavírus e altos índices de mortes por conta do vírus, evitar ir a um hospital é uma das prioridades nesse momento, devido ser um local com grande risco de contaminação.

“Se você evita beber e dirigir, evita ultrapassagens indevidas, acidentes de trânsito, você evita ir para o hospital. Hospitais estão cheios por conta da pandemia. É preciso conscientização e responsabilidade, com o trânsito e com a sociedade”, finaliza o secretário. (Ana Mangas)

PROGRAMAÇÃO MAIO AMARELO 2021

 07/05 – Cerimônia alusiva ao Movimento Maio Amarelo junto aos parceiros convidados de órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito;

10/05 – Encontro com servidores administrativos do DMTU para apresentação da Lei 14.071/20 (alterações no CTB); Encontro com a Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marabá para divulgação do Movimento;

11/05 – Lançamento nas redes sociais do primeiro de um total de 10 vídeos educativos de trânsito produzidos pelo DMTU com temáticas diversas, voltadas a segurança viária e mudanças no CTB; Início das visitas a rádios e emissoras de TV para divulgação do movimento;

12/05 – Reservado a palestras educativas de trânsito a comunidade em geral;

13/05 – Live do Movimento Maio Amarelo (mudanças no CTB);

18/05 – Operação para orientações de combate ao covid-19 e apresentação de mudanças no CTB, com convite aos parceiros: Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Polícia Rodoviária Federal, – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Polícia Militar do Estado do Pará, Guarda Municipal de Marabá, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial;

20/05 – Lançamento de ciclo de palestras educativas de trânsito online;

25/05 – Reservado a palestras educativas de trânsito a comunidade em geral;

31/05 – Roda de conversa com parceiros de atividades afins sobre a temática trânsito. Apresentação de relatório das atividades do Movimento Maio Amarelo 2021; Serão realizadas exposições em locais públicos, de peças publicitárias, totens fixos contendo imagens e mensagens educativas de trânsito alusivas ao Movimento Maio Amarelo.