Correio de Carajás

DMTU aperta cerco no trânsito

Blitz de ontem acontece em frente à Casa da Cultura; a de hoje pode ser em qualquer lugar/ Fotos: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com apoio da Guarda Municipal de Marabá (GMM) e também da Polícia Militar (PM), os agentes do DMTU – Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – estão intensificando cada vez mais as Blitze em pontos estratégicos da cidade. As abordagens são feitas por amostragem, como forma de garantir que os 120 mil condutores que circulam todos os dias em Marabá andem devidamente legalizados.

De acordo com o agente Moacir Silva, do DMTU, o objetivo das blitzen é coibir o alto índice de pessoas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e circulando em veículos com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) vencido e outras infrações de trânsito que acontecem muito em Marabá.

Essa moto foi recolhida no momento em que a reportagem acompanhava a Blitz

“Outras infrações muito comuns em Marabá são a falta de cinto de segurança, condutor dirigindo ao celular, usando kadron na moto, pilotando de chinelo, sem lacres nas placas ou mesmo sem a placa do veículo”, enumera o agente.

Leia mais:

Ainda segundo M. Silva, logo na primeira hora de Blitz realizada ontem, segunda-feira (15), em frente à sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), na Nova Marabá, foram feitas várias notificações e recolhidos seis veículos. “Vai ser isso, todo dia, de manhã e de tarde aos finais de semana de 9h da noite às 2h da manhã”, alerta o agente, explicando que o condutor é sempre orientado, mas muitos insistem em continuar circulando pelas ruas em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (TCB).

Alguns veículos circulam simplesmente em a placa, o que é infração de trânsito

M Silva explicou também quais são os casos em que o DMTU pode recolher o veículo. “Documento vencido, de acordo com o Código de Trânsito, dá multa e recolhimento do veículo na hora; e outro que dá muita apreensão é uso de kadron em moto”, adverte, ao acrescentar que no caso do condutor flagrado sem a CNH, o DMTU faz a notificação e libera o veículo para um condutor habilitado.

O agente explicou também que quando a pessoa está com o CRLV pago, mas não conduz o famoso “documento”, é feita a consulta para comprovar o pagamento e é dado um prazo para o condutor apresentar o documento pago.

M Silva explicou que o DMTU sempre pede apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar para coibir os condutores mais exaltados, que muitas vezes não aceitam ser notificados e muito menos que seu veículo seja recolhido.

Ouvido pela reportagem, o condutor José Pereira da Silva, residente na Nova Marabá, disse ser importante esse tipo de Blitz porque valoriza o condutor que anda legalizado. Já outro condutor, Raimundo Nonato Pereira, morador da Cidade Nova, lamentou que seja necessário recolher os veículos. Segundo ele, poderia ser dado um prazo e o recolhimento só deveria acontecer em caso de reincidência. (Chagas Filho)

Mais

Briga de casal resulta em morte de homem na zona rural de Anapu

Briga de casal resulta em morte de homem na zona rural de Anapu

A Vila Acrolina, zona rural do município de Anapu, na região Sudoeste do Pará, registrou um crime de masculinicídio na…
Dupla furta peças de caminhão avaliadas em R$ 120 mil

Dupla furta peças de caminhão avaliadas em R$ 120 mil

Foram presos na manhã desta quinta-feira (13), em Parauapebas, Bismarck da Conceição Cristino e Leandro Santos Cabral pelo furto de…
Servidor é executado em caçamba da Prefeitura de Abel Figueiredo

Servidor é executado em caçamba da Prefeitura de Abel Figueiredo

A Polícia Civil investiga os motivos que levaram à execução do servidor da Prefeitura de Abel Figueiredo, Eduardo de Souza…
Foragido há 22 anos de Redenção é preso no Piauí

Foragido há 22 anos de Redenção é preso no Piauí

Foragido há 22 anos, o paraense José Luiz Maciel de Sousa, um dos presos da operação ‘Ação Integrada’, deflagrada nesta…
Mandado de prisão por furto em Marabá é cumprido em Parauapebas

Mandado de prisão por furto em Marabá é cumprido em Parauapebas

Na tarde desta quarta-feira (12), Thyago de Freitas Mulato, de 29 anos, foi preso em Parauapebas em cumprimento de mandado…
Jardim Canadá presencia homicídio no anoitecer

Jardim Canadá presencia homicídio no anoitecer

No fim da tarde desta quarta-feira (12), dois homens em uma Honda Biz prateada executaram Wellingthon Souza Ferreira, de 24…