O Dia do Contador é comemorado anualmente em 22 de setembro no Brasil. Esta data é uma homenagem ao profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa, ou seja, o chamado “Contador”. É esse profissional que tem ao seu cargo as questões tributárias e patrimoniais da empresa, e passa o seu dia a dia envolvido em planilhas, calculadoras e muitos cálculos.
É também a primeira profissão regulamentada na história do Brasil. Ela surgiu com a criação do ensino comercial, em 1931, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento econômico. Hoje está entre as 10 profissões com a maior taxa de ocupação do mercado de trabalho. Atualmente conta com mais de 520 mil profissionais em todo o Brasil. No Pará são mais de 12 mil profissionais devidamente registrados que prestam serviços nas mais diversas áreas como setor público, setor privado e organizações sociais.
Segundo Rafael Larêdo, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) a classe contábil paraense tem uma particularidade: é formada em sua maioria, por mulheres e que esse percentual deve aumentar em virtude delas serem a maioria nos bancos das Faculdades.
Leia mais:Ainda segundo Larêdo, o conselho federal e os regionais vêm trabalhando junto aos governos para melhorar o ambiente de negócios e desburocratizar as atividades do profissional contábil em todo o país. E os resultados já vem sendo colhidos tanto pela sociedade quanto pelos contadores, como exemplo temos atualmente a facilidade do processo de abertura de empresas pelo Redesim, o atendimento prioritário a classe contábil nas organizações públicas e a implementação das comissões tributárias municipais.
Cabe ressaltar também que foi uma das profissões consideradas essenciais durante os períodos de grave distanciamento social e lockdown em todo o pais.
No setor público, por este profissional agregar conhecimento em diversas áreas consegue atuar no controle interno, nas assessorias de licitações, nas auditorias, nas perícias, além da contabilidade.
“Desta forma, para comemorar esses avanços, a classe contábil marabaense irá se reunir para um jantar em um grande hotel na cidade”, confirmou. (Da Redação)