Correio de Carajás

Desfile da Pátria em São Félix reúne milhares de pessoas

Desfile no São Félix homenageou os 200 anos da Independência do Brasil/ Fotos: Ulisses Pompeu

Na manhã desta sexta-feira, dia 2 de setembro, o núcleo São Félix foi palco de um grande desfile cívico-militar, com a participação de milhares de estudantes e familiares que foram à imensa e bonita Avenida Magalhães Barata, no Residencial Novo Progresso, para prestigiar o evento. Veja imagens do evento.

Banda Marcial do CMRio apresentou-se no desfile do São Félix, que demorou mais de 1h30

O tema dos desfiles desse ano escolhido pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) foi “Eu vejo a vida melhor no futuro”, verso do clássico dos anos 80, Tempos Modernos, do cantor Lulu Santos.

Apresentaram-se 14 escolas, dois Núcleos de Educação Infantil, o Colégio Dom Bosco, dos Núcleos São Félix e Morada Nova, Exército Brasileiro, Guarda Municipal e as bandas de fanfarra da Fundação Casa da Cultura, Estação Conhecimento e Colégio Militar Rio Tocantins, que deram o tom musical do desfile.

Leia mais:
Comunidade indígena também participou da celebração dos 200 anos da Independência

Ao longo do desfile, as escolas apresentaram outros versos da música e se mostraram afinadas com temas importantes da atualidade como sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente, estilo de vida saudável, respeito aos povos originários, energias renováveis e as novas tecnologias de informação e comunicação.

Outra temática importante que se destacou no desfile foi a homenagem e respeito a diversas profissões. Foi possível ver crianças e adolescentes vestidos dos mais variados tipos de trabalho: médico, gari, policial e bombeiro, por exemplo.

Escola Dom Bosco fez bela apresentação, com foco homenagem a todas as profissões

Ana Clara Nascimento tem 15 anos e há seis atua na banda da Estação Conhecimento. Ela toca saxofone e compartilha que estava ansiosa para se apresentar no desfile mesmo sendo sua terceira vez. “É uma maravilha. A gente estava com tanta ansiedade para apresentar. Eu mesma estava com tanta ansiedade sempre querendo tocar porque eu amo tocar. Nessa pandemia, a gente ficou bastante tempo sem tocar e veio o desespero, veio a tristeza porque é uma maravilha estar nesse 7 de setembro comemorando a Independência do Brasil. É incrivelmente bom porque eu sou totalmente apaixonada pela música. E tocar pela multidão, tocar para as pessoas é uma maravilha”, ressalta a musicista.

Estudantes fazem performance em frente ao palanque das autoridades

Sobre o tema dos desfiles deste ano, o diretor geral de Educação da Semed, Fábio Rogério, explica qual foi o intuito da secretaria. “Objetiva levar os jovens, as pessoas que nos assistem a serem inspirados por projetos de vida pensados pelas escolas que podem levar as crianças a terem uma vida melhor no futuro”, explica o diretor.

– Belas indumentárias tornaram o desfile de São Félix com a mesma qualidade do realizado na Velha Marabá

A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, fez um balanço do início das comemorações pelos 200 anos de Independência do Brasil. “Totalmente positivo, maravilhoso. Estão de parabéns todos os envolvidos, as escolas, os gestores, a equipe da Semed, todas as entidades que participaram. Um espetáculo maravilhoso que São Félix mereceu com certeza. Um evento que está acontecendo simultaneamente também no campo e não por isso menos belo do que foi apresentado aqui. É um desfile que convida todos à esperança”, avalia.

Militares do Exército também valorizaram o evento cívico no São Félix

Sobre os diversos temas apresentados pelos alunos ao longo do desfile, a secretária ressalta que é resultado de tudo o que é trabalhado em sala de aula. “Isso está sendo trabalhado nas escolas e hoje aqui é o desfile do que se pratica nas escolas, é fruto do que se aprende, do que se trabalha”, finaliza.

 

Passeio pelo desfile da Pátria no Bairro São Félix

Também nesta sexta-feira ocorreu desfile nas vilas Sororó e Itainópolis, todos organizados pela Secretaria Municipal de Educação.