Correio de Carajás

Correias Mercúrio lança pedra fundamental da expansão em Marabá

Empresa fala em investimento de R$ 80 milhões para ampliar em 50% a produção de correias transportadoras no DIM

A unidade industrial da Mercúrio em Marabá, que será ampliada/ Foto: Drone Correio

Um evento no último dia 1º de setembro no Distrito Industrial de Marabá (DIM) marcou o lançamento da pedra fundamental da expansão da fábrica da Correias Mercúrio aqui na cidade, um investimento da ordem de R$ 80 milhões. A planta, primeira e única a produzir correias transportadoras no Norte do país, foi inaugurada em outubro de 2016 e estabeleceu-se como peça fundamental no plano de expansão da empresa. Daqui, tem atendido principalmente a mineradora Vale em seu novo perfil de unidades de mineração.

Ao final deste ciclo de expansão, a empresa, que atualmente já emprega cerca de 200 trabalhadores entre vagas diretas e indiretas, deverá adicionar ao seu quadro de funcionários mais 70 novos postos de trabalho diretos.

“Desde então, a Mercúrio ampliou sua liderança no mercado nacional e se consolidou como a maior fabricante de correias transportadoras da América Latina”, diz a empresa, destacando que o aporte garantirá o aumento da capacidade produtiva local em cerca de 50%. “Além de isolar-se na liderança do mercado brasileiro, a empresa pretende aumentar sua participação em mercados internacionais, mirando especialmente na América Latina”, complementa por meio de sua assessoria.

Leia mais:
Diretores da indústria e autoridades locais no evento desta semana

“Os primeiros anos de operação em Marabá podem ser classificados como excepcionais e nossas expectativas foram mais que excedidas. Temos operado em plena capacidade há alguns anos e estes resultados nos deixam seguros para seguirmos com este novo investimento e plano de ampliação”, explica o diretor-presidente da Mercúrio, Leonardo Sales.

As obras de expansão, que tiveram início em janeiro deste ano e têm data de conclusão prevista para o início do primeiro semestre de 2023, contemplam novas linhas de fabricação de correias transportadoras, além da ampliação de instalações e infraestrutura.

Sales também reforçou que, além do aumento de capacidade produtiva, o projeto de expansão visa a adoção a novas tecnologias que permitirão à Mercúrio fabricar correias com tensões equivalentes a ST10.000 em um horizonte de aproximadamente 12 meses. A fabricação de correias de altíssima tensão é inédita no Brasil e mais uma vez seremos pioneiros, reforçando a posição do país no mapa dos mais relevantes fornecedores globais.

Outro objetivo do projeto de expansão é oferecer na Unidade, serviços de reforma de correias de cabo de aço, que permitirão a redução de custos operacionais e dos volumes de descarte de correias transportadoras usadas pelos clientes da empresa.

Marabá

Para o evento do último dia 1º, estiveram em Marabá Cristina Kawall, presidente do Conselho da Mercúrio e o próprio presidente da empresa, Leonardo Sales. Também o secretário Estadual de Desenvolvimento, José Fernando Gomes Júnior, e representantes da Prefeitura de Marabá.

Empresários locais ligados à Associação Comercial e Industrial de Marabá também foram convidados. O presidente João Tatagiba disse ao CORREIO que o investimento é um sinal que o DIM segue pujante e capaz de receber novos empreendimentos.

ENTENDA

Fundada em 1945, a Correias Mercúrio é líder de mercado no Brasil e a maior fabricante de correias transportadoras da América Latina. Sediada em Jundiaí (SP), conta também com uma planta em Marabá (PA), além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, e escritórios comerciais no Chile, Peru e México.

Atua em mais de 40 segmentos distintos da indústria, com destaque para a Mineração, Siderurgia, Fertilizantes, Agronegócios, Portos, Cimentos e agregados.

Atualmente, conta com um quadro de mais de 600 funcionários e investe constantemente em tecnologia com o objetivo de transportar riquezas para construir, transformar e alimentar o planeta. (Da Redação)