Correio de Carajás

Delegado orienta como se prevenir de roubos

Delegado Vinicius orienta o cidadão a não se colocar vulnerável /Foto: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

É um feito importante a redução da criminalidade no Estado do Pará, como aponta a última edição do Monitor da Violência, referente ao mês de maio deste ano. O estudo apresenta o Pará aparece como segundo estado que mais reduziu a criminalidade no mês em questão, 25% em comparação aos cinco primeiros meses dos anos de 2019 e 2020.

Ainda assim, não há como afirmar que os riscos zeraram e diariamente casos violentos de roubo, por exemplo, são registrados em cidades paraenses. O delegado Vinicius Cardoso das Neves, titular da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, em Marabá, recomenda algumas precauções que o cidadão pode tomar para evitar ser uma vítima em potencial de criminosos.

Ele destaca que os assaltantes sempre avaliam os riscos da situação antes de atacar e elegem o alvo mais fácil. Neste sentido, diz, é importante esconder objetos de valor, não ostentando joias ou aparelhos celulares caros em locais indevidos. “Evitar cordão de ouro, brinco de ouro, em locais que não sejam apropriados. Por exemplo, caminhar em via pública ostentando cordão de ouro vai ser um chamariz para assaltante”, diz. Regiões consideradas críticas devem ser esquecidas em horários inoportunos, principalmente de forma desacompanhada.

Leia mais:

A autoridade policial afirma que é comum as vítimas estarem distraídas ao celular quando são atacadas. “Não se distraia manuseando o aparelho celular em ponto de ônibus ou enquanto caminha em via pública porque isso também pode colocar te numa situação de alvo fácil”, defende.

VEÍCULOS

Para evitar arrombamentos de veículos, o ideal é não deixar pertences à vista quando sair do automóvel. “Bolsas e notebooks chamam a atenção de assaltantes. Não deixe também o veículo estacionado em locais ermos”.

Associando o veículo ao assalto, o delegado ressalta ser importante não permanecer conversando dentro de carros. “A vítima sempre tem que avaliar situação potencialmente ofensiva e adotar medidas de cautela. Se você vai colocar uma cadeira na porta da sua casa, à noite, ficar com o portão aberto, batendo papo e mexendo no celular, você está se colocando em situação de risco. Pode passar algum assaltante numa motocicleta, visualizar que o alvo é fácil e cometer o crime”.

Neste mesmo sentido ele fala dos cuidados necessários ao chegar com veículo em casa e tentar acessar a garagem. “Não manobrar o carro direto para o portão, passe devagar, verifique o ambiente, volte de ré, observe alguma situação suspeita, contorne o quarteirão e só manobre o carro pra parar em frente ao portão quando se sentir seguro. Quando for sair da residência, se for possível e houver, verifique no sistema de monitoramento de câmeras se tem alguma situação de perigo. Se não tiver câmera, tente verificar de outra forma se há uma presença hostil”.

BANCOS

O usuário de agências bancárias deve ter atenção redobrada quando for utilizar os caixas eletrônicos, principalmente não pedindo ajuda para pessoas estranhas. “Nesse caso o ladrão fica observando preferencialmente o público mais idoso ou que tem dificuldade com tecnologia. Ele fica próximo para oferecer ajuda e é aí que troca o envelope, pega um envelope com dinheiro e coloca um vazio no lugar. Não aceite! Se não tiver conhecimento ou tiver alguma dúvida na hora de operar o caixa eletrônico, peça ajuda somente para funcionários do banco”, ensina.

Vinicius das Neves orienta que os usuários de agências não contem dinheiro no estabelecimento. “O ideal é que já venha com dinheiro dentro do envelope e que guarde o envelope no bolso ou dentro da bolsa, só retirando na hora de colocar na máquina”.

Crimes pela internet também podem ser evitados

O delegado observa que muitas pessoas têm sido vítimas de golpes envolvendo o saque do Benefício Emergencial. “Estas pessoas criam uma conta digital, no entanto o saque é programado e elas estão recorrendo a outras pessoas que fazem a transferência do valor para o Mercado Livre e do Mercado Livre para uma conta. Se for adotar essas medidas, faça com pessoas conhecidas porque tem muito espertalhão se dando bem nisso”, avisa.

Em situações de compra e venda online em que a conclusão do acordo é feita presencialmente, Vinicius das Neves norteia aos compradores sempre utilizarem meios tecnológicos para pagamento. “Não faça o pagamento em dinheiro físico. Faça transações bancárias, tente pagar via cartão, utilize meios tecnológicos, não utilize o dinheiro em espécie porque ele não tem rastro, né? Se uma pessoa por ventura for roubada e levarem o dinheiro em espécie é algo que não tem rastro, fica difícil a apuração”, finaliza.  (Luciana Marschall)

Mais

Briga de casal resulta em morte de homem na zona rural de Anapu

Briga de casal resulta em morte de homem na zona rural de Anapu

A Vila Acrolina, zona rural do município de Anapu, na região Sudoeste do Pará, registrou um crime de masculinicídio na…
Dupla furta peças de caminhão avaliadas em R$ 120 mil

Dupla furta peças de caminhão avaliadas em R$ 120 mil

Foram presos na manhã desta quinta-feira (13), em Parauapebas, Bismarck da Conceição Cristino e Leandro Santos Cabral pelo furto de…
Servidor é executado em caçamba da Prefeitura de Abel Figueiredo

Servidor é executado em caçamba da Prefeitura de Abel Figueiredo

A Polícia Civil investiga os motivos que levaram à execução do servidor da Prefeitura de Abel Figueiredo, Eduardo de Souza…
Foragido há 22 anos de Redenção é preso no Piauí

Foragido há 22 anos de Redenção é preso no Piauí

Foragido há 22 anos, o paraense José Luiz Maciel de Sousa, um dos presos da operação ‘Ação Integrada’, deflagrada nesta…
Mandado de prisão por furto em Marabá é cumprido em Parauapebas

Mandado de prisão por furto em Marabá é cumprido em Parauapebas

Na tarde desta quarta-feira (12), Thyago de Freitas Mulato, de 29 anos, foi preso em Parauapebas em cumprimento de mandado…
Jardim Canadá presencia homicídio no anoitecer

Jardim Canadá presencia homicídio no anoitecer

No fim da tarde desta quarta-feira (12), dois homens em uma Honda Biz prateada executaram Wellingthon Souza Ferreira, de 24…