Correio de Carajás

DECA de Marabá deve indiciar 27 pessoas por esbulho possessório

Espingardas e munições vão gerar indiciamento para um dos sem-terra/ Fotos: Josseli Carvalho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em entrevista exclusiva ao CORREIO, o delegado Ivan Pinto da Silva, titular da Delegacia de Conflitos Agrários (DECA), confirmou que deve indiciar 27 pessoas pela ocupação ilegal da Fazenda Muriaé, em Nova Ipixuna, na semana passada. Além disso, um dos sem-terra deverá responder porte ilegal de armas, pois ele foi identificado como dono de seis espingardas e munições que estavam no acampamento.

Além disso, delegado Ivan diz que pode haver tomar indiciamento pelo crime de ameaça, pois o caseiro da fazenda confirmou ter sido ameaçado pelos sem-terra que ocuparam a área e de lá forma retirados pela DECA no último dia 13.

Delegado Ivan: “Os movimentos sociais têm que estar dentro da lei”

Perguntado sobre a denúncia de agressão feita por um dos sem-terra, que disse para nossa equipe de reportagem que apanhou de funcionários da fazenda, o delegado afirmou que essa situação não foi mencionada no interrogatório, que era o momento propício para isso.

Leia mais:

Tampouco o sem-terra registrou um Boletim de Ocorrência Policial quando as supostas agressões ocorreram. Por isso, delegado Ivan Silva nem chegou a solicitar exame de lesão corporal.

Sobre a outra denúncia dos sem-terra, que mostraram documentos, que segundo eles, comprovam que a fazenda é composta de terra pública, o delegado foi sucinto. “A gente tem que lembrar que os movimentos sociais são legítimos, mas têm que estar dentro da lei”, orienta, ao acrescentar que, se existe uma cadeia dominial confirmando que a terra é pública, os sem-terra precisam se socorrer ao Poder Judiciário, para requerer a terra, ao invés de ocupa-la, agindo fora da lei. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)

Comentários

Mais

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, Elias Alves de Almeida, de…
Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Uma fatalidade ceifou a vida do trabalhador rural Jorcelino Alves de Araújo, de 51 anos de idade, morador do município…
Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Entre os crimes registrados em Marabá está semana está o assassinato de Gabriel da Silva Ribeiro, de 24 anos. Ele…
Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Parauapebas presenciou, na última quarta-feira (15), uma cena de terror: cinco corpos foram encontrados Às proximidades do bairro Vila Nova,…
Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores da Folha 8, Núcleo Nova Marabá, encontraram próximo ao Rio Tocantins um corpo, do sexo masculino, já em estado…
Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, de prenome Elias, se chocou…