Correio de Carajás

Curionópolis envia Plano Plurianual à Câmara Municipal

Projeto de Lei contém as diretrizes da Gestão e investimentos para os próximos quatro anos

DIRETRIZES

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Documento foi elaborado após consulta da população entre 16 e 23 de agosto

A prefeita Mariana Chamon encaminhou à Câmara Municipal de Curionópolis, o “Plano Plurianual 2022-2025” contendo as ações e projetos que serão realizados nos próximos anos.

O documento foi elaborado pelos secretários e técnicos das secretarias e a gestão garantiu espaço para consultar a população entre 16 e 23 de agosto – por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Prefeitura Municipal.

“O plano está estruturado em oito programas temáticos: assistência e desenvolvimento social; cultura, esporte e lazer; educação; emprego e renda; gestão ambiental; infraestrutura, habitação e saneamento; produção e desenvolvimento econômico; e saúde. Também há um programa de gestão, manutenção e serviços municipais”, explica a prefeita.

Leia mais:

O PPA contempla, por exemplo, a construção, reforma e aquisição de equipamentos públicos, como creches, escolas, centros de saúde, praças e um novo terminal rodoviário, e prevê investimento em ações de valorização às mulheres, aos jovens, aos idosos e às pessoas com deficiência, além de atenção à complementação de renda e à segurança alimentar. A preocupação com a regularização fundiária urbana e em Serra Pelada e na sede do município não foi deixada de lado.

Outro ponto importante é a instalação de serviços como implantar educação em tempo integral em escolas e creches, implantar centros de reabilitação física, de saúde mental e uma unidade de vigilância em zoonoses, além de fortalecer a fiscalização, a educação ambiental e a promoção das atividades esportivas e de recreação e lazer para jovens e adultos.

Dentre as obras de infraestrutura urbana previstas, cabe destacar a macrodrenagem e urbanização do Canal da Avenida Amazonas e do Canal do Jacarezinho, a implantação do Aterro Sanitário Municipal e a construção de casas populares, de um Parque Ambiental Municipal, do Espaço Artístico e Cultural (antigo Teatro Municipal), revitalizar e urbanizar canteiros da PA-275, reforma do Estádio Municipal e construção de um novo Estádio Municipal em Serra Pelada e do Centro de Memória para Valorização da História de Serra Pelada.

Tratando de mobilidade, estão previstas no PPA a manutenção das estradas vicinais e pontes, além de pavimentar novas ruas e a estrada que dá acesso à Serra Pelada.

O plano apresenta a preocupação da gestora com a geração de oportunidades de desenvolvimento, emprego e renda, a partir da profissionalização e do fomento, passando pela construção do Parque Agropecuário, melhorais de mercados e feiras e apoio ao produtor rural.

 “Todas essas medidas e muitas outras de interesse de nossa comunidade estão propostas no PPA 2020/2025, fundamentado em bases sólidas, com metas a médio e longo prazo e que dependem do envolvimento e participação de diversos setores, organizações e a parceria do Poder Legislativo para que sejam concretizadas”, observa Mariana.

Ela garante que não faltará força de vontade e trabalho para superar os desafios e mudar os índices de desigualdade que ainda persistem no município. “Juntos vamos transformar nossa cidade e construir a Curionópolis do futuro”.

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece as diretrizes de governo, os programas e seus objetivos, indicadores, metas físicas e financeiras e o montante de recursos a serem aplicados em despesas de capital e outras delas decorrentes e nas despesas de duração continuada, definidos pelos Poderes Executivo e Legislativo, com o propósito de viabilizar a execução, o monitoramento e a avaliação, bem como, o controle social das políticas públicas. (Ascom/PMC)

Comentários

Mais

Ministro diz que efeitos adversos não podem interromper vacinação

Ministro diz que efeitos adversos não podem interromper vacinação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (20) que a existência de eventos adversos não é motivo para…
Governo propõe PL que limita remoção de conteúdos em redes sociais

Governo propõe PL que limita remoção de conteúdos em redes sociais

O governo federal enviou ao Congresso um Projeto de Lei (PL) que limita a remoção de conteúdos em redes sociais…
Publicado decreto que aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

Publicado decreto que aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (17) um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com as novas alíquotas do Imposto sobre Operações…
Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

O ministro Marcelo Queiroga disse nesta quinta-feira (16) que a decisão de restringir a vacinação de adolescentes apenas aos grupos prioritários (deficiência…
Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

O Ministério da Educação estuda permitir que estudantes formados em cursos técnico-profissionalizantes aproveitem os créditos acadêmicos caso decidam continuar os…
Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano

Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano…