Para conscientizar os foliões, o Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), está realizando ações todos os dias da programação oficial de Carnaval, promovida pela Secretaria de Cultura.
Segundo a gerente do CTA, Katiane Chaves de Souza, duas equipes formadas cada uma por quatro profissionais, sendo um enfermeiro, um bioquímico, um técnico administrativo e uma pessoa com nível superior voltado à área de aconselhamento, estão atuando em todos os locais de festa durante os cinco dias da programação com testagem, panfletagem e distribuídos preservativos.
Katiane Chaves fala em média de 500 testes em cada uma das noites de carnaval. Ela também aconselha aos foliões atenção para o uso do preservativo para evitar a infecção de doenças sexualmente transmissíveis. “As pessoas precisam se atentar para a importância do uso do preservativo que além de prevenir uma gravidez indesejada, preveni o HIV, as hepatites virais, o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. É preciso bater na tecla da prevenção”, ressaltou.
Leia mais:DADOS DO CTA
De acordo com a gerência do CTA, em Marabá, o órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, registrou 235 novos casos de HIV, em 2018, sendo 185 de Marabá e o restante de municípios próximos. No ano passado, o Centro também constatou 545 casos de hepatites virais. ( Redação com a PMM)