Correio de Carajás

Marabá: Organização e segurança

Milhares de pessoas têm comparecido ao espaço da Praça, segundo a Prefeitura/ Fotos: PMM e Josseli Carvalho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Até a noite desta segunda-feira (4) o clima era dos melhores entre os foliões de Marabá, após três noites de Carnaval e que foram pautadas por animação e segurança, segundo pessoas ouvidas pelo CORREIO. A programação oficial da Secretaria Municipal de Cultura saiu como anunciado, prestigiando quatro núcleos da cidade. Os blocos já tradicionais também foram às ruas, restando para hoje, no feriado, o “Gaiola das Loucas”, que tradicionalmente reúne mais de 15 mil pessoas pelas ruas do complexo Cidade Nova.

Nesta segunda-feira, a folga dos comerciários deixou fechadas todas as lojas do Centro de Marabá, favorecendo o clima de feriadão. Os foliões locais puderam, então, descansar para a programação da noite. Na Praça São Félix de Valois o palco oficial deu espaço para a oficina de confecção de bonecos gigantes. Em seguida, a Companhia de Dança Yaguara apresentou os espetáculos: “Festa do Boi” e “Eu sou um país que se chama Pará”.

Às 21h30 foi a vez do desfile do Bloco Bonecos Gigantes e Orquestra da Ribeira pela orla, reunindo em definitivo um grande público para a festa naquela parte da cidade.

Leia mais:

Toda a estrutura para o Carnaval 2019 em Marabá, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, está montada nos locais onde as atrações vão se apresentar. Ao todo, três palcos com som e iluminação e mais dois trios animam os brincantes nos quatro cantos da cidade, diz a Secult. Estão nesta conta palcos montados em Morada Nova, São Félix e Bairro Liberdade. Ainda nesta terça-feira, outro trio anima os brincantes do bloco Jegue Elétrico, no Km 07, Nova Marabá.

Foliões têm prestigiado os espaços da folia oficial

Na Marabá Pioneira, na Praça Duque de Caxias, um trio elétrico está postado na Av. Getúlio Vargas, em frente ao Palacete desde o último sábado, com revezamento das atrações principais.

“Por enquanto está tudo muito bem. Estou gostando das atrações deste e trouxe a minha família”, comentou Clara Maria Rosendo, na noite de domingo, destacando, ainda a presença da Polícia no local. O CORREIO também percebeu bastantes homens da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito (DMTU).

Artistas locais e regionais têm se revezado sobre o trio

Aliás, teve quem tenha estranhado o isolamento de ruas, certamente desatento ao que foi divulgado ao longo da semana passada, inclusive nas reportagens do Jornal, dando conta da providência.

“Vamos aproveitar todos os dias, o feriadão é pra isso mesmo, pra gente cair na folia. Está tudo na paz”, comentou outro folião Agnaldo Souza, que esteve na praça com a noiva Kelvia e amigos.

Bloco Carro de Mão fez a festa no domingo na Marabá Pioneira

MUDANÇA

Com a conhecida Banda Xeiro Verde prometida como atração principal desta terça-feira (5) a Prefeitura acabou obrigada a mudar a programação e o grupo já se apresentou em Marabá na noite de domingo (3). Num informe, a PMM justificou que houve uma incompatibilidade na agenda. Com isso, a principal atração hoje no trio da praça será o grupo Forró de Elite.

BLOCO DO DOMINGO

Entre os blocos tradicionais, o Carro de Mão reina sozinho no domingo de Carnaval e levou dezenas de brincantes às ruas da Marabá Pioneira este ano. A grande maioria trajada de abadás, atrás do Carro de Mão, hoje em dia uma estrutura de grande proporção, carregada de caixas de som e que precisa de oito homens para empurrá-la. Comunidade mais tradicional da cidade foi junto. Também no final de semana, o “Fogo no Rabo” levou consigo outra parcela dos brincantes do bairro pioneiro, contando com abre-alas infantil e outro bloco, em seguida, só com os pais.

“O que vale aqui é a família, os amigos aqui da Velha Marabá e a gente não deixa de vir todo ano pra pular bastante e mostrar a nossa alegria também”, disse o comerciante João Gomes, outro que não perde uma folia. (Da Redação)

Comentários

Mais

Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em um levantamento global feito pelas…
AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

Chegar até aqui e falar abertamente sobre o HIV não foi um caminho fácil. As dificuldades, o medo, a insegurança,…
Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Após cumprir dois contratos que previam a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o…
Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O lote chegou ao Aeroporto Internacional…
Antônia Fontenelle é indiciada por crime de preconceito após usar termo 'paraibada'

Antônia Fontenelle é indiciada por crime de preconceito após usar termo 'paraibada'

A atriz e youtuber Antônia Fontenelle foi indiciada pela Polícia Civil da Paraíba pelo crime de preconceito após comentários xenofóbicos sobre o…