Correio de Carajás

Corpo de Nagib Mutran terá enterro restrito hoje

Nagib Mutran foi um grande articulador político e também habilidoso médico
Nagib Mutran foi um grande articulador político e também habilidoso médico
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O traslado da urna com o corpo de Nagib Mutran Neto foi de carro entre Belém e Marabá e, nesta manhã de quinta-feira (23), sem horário exato divulgado, foi sepultado no jazigo da família, no Cemitério da Saudade, na Nova Marabá. Devido às restrições da área de saúde, relacionadas à pandemia, apenas alguns membros da família vão estar presentes no local. Médico, pecuarista e ex-prefeito, Nagib faleceu às 4 horas da manhã de ontem, em leito de UTI do hospital particular Porto Dias, em Belém, onde estava internado desde o dia 18, com problemas pulmonares.

O ex-prefeito chegou a apresentar melhoras, segundo boletim médico da última segunda-feira, mas permanecia entubado, com respiração artificial. Além das complicações pulmonares, Nagib estaria tomando medicação para os rins, que já apresentavam insuficiência renal. Foram três paradas cardíacas na noite da sua morte. O político foi fumante durante longo período da sua vida.

Nagib vinha com a saúde abalada nas últimas semanas, mas o quadro piorou mesmo nos últimos dias com problemas respiratórios, sendo que uma tomografia mostrou que um lado do pulmão estava 70% comprometido e o outro 40%. Foi a partir dessa comprovação que a família decidiu levá-lo urgente para Belém. Ali, ele vinha sendo acompanhado pela filha Karime.

Leia mais:

A esposa, a vereadora Cristina Mutran, por precaução diante da pandemia que vive o país, estava em Marabá, sendo mantida em distanciamento social, em casa, para resguardar a própria saúde, podendo acompanhar apenas por telefone as notícias sobre o esposo. No final de semana, ela também precisou ser atendida no Hospital Unimed, ficou em observação, recebendo medicamentos, e voltou para casa.

A morte de Nagib foi totalmente inesperada e deixa uma grande lacuna no meio político regional, onde ele e esposa são históricos militantes do MDB (antigo PMDB), ele como ex-prefeito de Marabá, ex-vereador e ex-secretário de Saúde e Cristina ex-deputada e agora novamente na política como vereadora.

Nagib era neto de outro ex-prefeito de Marabá, Nagib Mutran, que dá nome a uma das principais avenidas da cidade. Era filho do ex-deputado estadual e também ex-prefeito Osvaldo Mutran (Vavá) e dona Dorivan Mutran, também já falecidos.

NÃO COMPROVADO

Embora jornais de Belém tenham noticiado ontem a morte de Nagib como pretensa vítima do novo coronavírus, não existe comprovação nesse sentido, ainda, uma vez que o exame ao qual ele foi submetido não teve resultado pelo Lacen, até ontem. Ele sequer consta na lista oficial de óbitos por covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde.

Mesmo assim, a família não descarta e ele chegou a receber tratamento nesse sentido, assim como as providências do seu funeral seguiram os protocolos do sistema de saúde e determinados pela Prefeitura Municipal.

Luto oficial e solidariedade de amigos

Logo que a notícia da morte de Nagib Mutran Neto começou a ser divulgada em redes sociais na manhã de ontem, amigos e simpatizantes publicaram mensagens lamentando o seu falecimento prematuro. O prefeito Tião Miranda mandou publicar nota de pesar em que exalta a importância de Nagib na história do Município e decreto luto oficial de três dias.

Já a Câmara Municipal, casa da qual foi vereador e presidente, publicou: “A Câmara de Marabá vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito, ex-vereador e ex-secretário Municipal de saúde, Dr. Nagib Mutran Neto, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 22 de abril, na capital do Estado do Pará, onde estava internado para tratar de enfermidade nos pulmões”, e complementa: “Neste momento de extrema dor, em razão da irreparável perda, que atinge políticos, amigos, parentes e população em geral, rogamos a Deus que conforte a todos”.

Amigo muito próximo da família, o deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho) também lamentou, em postagem, a perda de Nagib. Diz um trecho: “Que Deus conforte os corações de todos os familiares e que lhes dê força e muita fé para que possam superar essa enorme perda, em especial sua esposa Dra. Cristina, a filha Karime; seu irmão e meu grande amigo Marcelo e sua irmã Alzira, além dos netos. Nagib, meu amigo, descanse em paz! Que Deus o receba em Seus braços. Comigo ficam as boas lembranças de nossa amizade, das longas conversas, as risadas das inúmeras histórias que você contava e a saudade que será eterna”.  

O secretário regional do Governo do Pará, João Chamon Neto, disse que estava ainda abalado com a notícia e se solidarizou com a viúva e família Mutran. “Sua partida causa imensa dor e cria uma enorme lacuna para seus amados familiares e para todos nós. Seu histórico, como prefeito, vereador e secretário de saúde, deixa um grande legado de trabalho e dedicação para o desenvolvimento de Marabá”, publicou.

Órgãos como a Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins e a União de Vereadores da Região Carajás também emitiram notas. De outro lado, o Sindicato dos Médicos do Pará, com os dizeres: “O Sindmepa lamenta o falecimento do médico Nagib Mutran Neto, 62 anos, cirurgião e ex-prefeito de Marabá. O Sindmepa lamenta profundamente a sua perda e se solidariza com a família, correligionários e amigos”.

Colegas de vida política e de atuação parlamentar também fizeram postagens, como o presidente da Câmara Pedro Corrêa Lima, os vereadores Miguelito, Irismar Melo e Thiago, além da ex-vereadora Júlia Rosa. (Da Redação)

Comentários

Mais

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…