Praia do Pontão, em Xinguara/ Foto: Divulgação
Ads

Na penúltima semana da Operação Veraneio 2019, o comando do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Parauapebas (23º GBM) faz um balanço até agora positivo das ocorrências nas praias que estão sendo atendidas pelo efetivo da corporação.

Ads

Segundo o subcomandante do 23º GBM, tenente Joselito Teixeira Silva, até agora as ocorrências são ferimentos com animais aquáticos, como ferroadas de arraias, cortes com linhas de pipa e crianças perdidas.

A corporação de Parauapebas está dando apoio à segurança do veraneio nas praias do Pontão e do Cabral, no município de Xinguara.  Segundo o subcomandante, não houve registro de morte por afogamento, o que é um fator bastante positivo.

Subcomandante do 23º GBM, tenente Joselito, diz que veraneio está tranquilo até agora/ Foto: Ronaldo Modesto

Em Parauapebas, também ainda não houve registro de morte por afogamento nos balneários do município nas férias de julho. Os balneários do município, explica o tenente, não recebem apoio de segurança da guarnição, por serem todos particulares.

Essa segurança é feita pelos chamados guardiões de piscina. A corporação, no entanto, fiscaliza os balneários para saber se os ambientes possuem esses profissionais.

De acordo com o tenente Joselito, em toda região sul e sudeste do Pará o Corpo de Bombeiros está com 64 salvas vidas atuando nas principais praias no veraneio deste ano, na Operação Veraneio da Paz. Entre os municípios cobertos estão Marabá, Tucuruí, Conceição do Araguaia e Xinguara.

A operação segue até o dia 5 de agosto. A previsão, segundo o tenente, é que até o dia 7 seja divulgado pelo comando da corporação, em Belém, o balanço geral da operação em todo o Estado. (Tina Santos – com a colaboração de Ronaldo Modesto)

 

Ads