Correio de Carajás

Coronavírus: Vigilância de Canaã põe família em quarentena e aguarda resultado de exame

Uma estudante vinda do Estado de São Paulo foi avaliada na terça-feira (17) no Hospital Municipal como caso suspeito e encaminhada imediatamente para isolamento domiciliar por ser considerado pelos especialistas como infecção leve. “Verificamos os contatos da paciente que têm febre, tosse e dor no corpo. São os pais e duas irmãs e orientamos o confinamento das quatro pessoas”, explica Douglas Costa, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

Nesta quarta-feira (18) uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde fez coleta de sangue da paciente e encaminhou ao LACEN (Laboratório Central) do Pará, em Belém. O resultado deve ser divulgado em três dias. “Os familiares da estudante ainda não apresentaram nenhum sintoma. Eles dividem a mesma residência e vão ficar em quarentena por 14 dias, que é o tempo de incubação do coronavírus”, ressaltou Douglas Costa.

No município, a Prefeitura divulgou, através de coletiva de Imprensa, um decreto obedecendo as regras estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde contra a propagação do Coronavírus.

Leia mais:

Uma das medidas foi a suspensão, por 15 dias, das aulas em toda a rede pública e privada de ensino em Canaã e também o fechamento de academias e proibição de eventos, reuniões que aglomerem de mais de 50 pessoas, além de recomendações de cuidados que devem ser tomados em estabelecimentos comerciais da cidade como bares e supermercados.

No Hospital Municipal Daniel Gonçalves os atendimentos de urgência e emergência continuam funcionando normalmente. “As alterações ocorrerão nas visitas hospitalares que serão suspensas por, no mínimo 15 dias para podermos impedir a disseminação do vírus. Todos os pacientes internados continuam com direito a ter um acompanhante e realizar a troca de acompanhante nos horários estabelecidos pelo hospital. Caso constatemos paciente grave positivo para coronavírus vamos referenciá-lo para que ele possa ocupar um leito disponibilizado pelo Estado de acordo com nossa rede de saúde”, relata Juliana Queiros, diretora do Hospital Municipal.

Disk coronavírus Segundo a prefeitura, as pessoas que fizeram viagens nacionais e internacionais para locais de transmissão deverão manter-se em isolamento domiciliar por 14 dias e entrar em contato com o número do DISK CORONAVÍRUS (94) 99278-5942, no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, para monitoramento e acompanhamento pela equipe de saúde da família. (Nyelsen Martins)