Correio de Carajás

Conheça os melhores brasileiros do mundo dos eSports

Foto: Jens Schlueter/Getty Images

Em 2017, segundo a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), houve no Brasil investimento de 38 bilhões de dólares em softwares, hardwares e serviços, o que representa um aumento de 4,5% em comparação a 2016. Esse resultado conferiu ao Brasil a nona posição no ranking mundial em investimentos em tecnologia da informação, ficando atrás dos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Índia.

E quando se fala em tecnologia, o videogame é um dos investimentos mais preciosos nessa área. Apenas no Brasil, de acordo com dados da consultoria PwC, essa indústria movimenta US$ 670 milhões e a estimativa é que chegue a aproximadamente US$ 1,4 bilhão em 2021. O que tem contribuído para essa injeção de investimentos no setor é o eSports.

Resumidamente, o eSports se refere a campeonatos de jogos eletrônicos, tanto em console, PCs ou mobile. Essa modalidade atrai principalmente os jovens, como acontece a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em que foi aberta a seleção para o projeto eSports. Estima-se que a maior audiência para essa modalidade seja de 385 milhões de pessoas, com a maior concentração nos Estados Unidos e na Ásia.

Leia mais:

Para que se tenha uma noção da grandiosidade do eSports pelo mundo, a organização está quase no mesmo nível de modalidades convencionais, atraindo, inclusive, consagrados clubes, como é o caso do PSG, que costumam fechar parcerias com organizações de jogos eletrônicos.

Melhores brasileiros no eSports  da atualidade

Ano passado, ocorreu a segunda edição do Prêmio eSports Brasil que coroa os melhores atletas ou ciberatletas. A cerimônia ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo e a estrela foi André “Nesk”, campeão mundial da Pro League de Rainbow Six Siege com a Team Liquid. Nesk foi eleito como o Atleta de eSports do Ano.

Mesmo fora da League of Legends, o streamer Felipe “YoDa” foi eleito como a Personalidade do Ano. Em 2017, YoDa havia ganhado três troféus (Personalidade do Ano, Melhor Streamer e Craque da Galera).

O jogador Felipe “brTT”, atirador do time de LoL do Flamengo e um dos nomes mais conhecidos do eSports no Brasil, ganhou na última edição do prêmio como Craque da Galera.

Na modalidade de melhor atleta de Futebol Virtual, levou o prêmio Pedro Resende (FIFA). Já como melhor atleta de Card Game, Lucas “Rase” (Hearthstone). E como melhor atleta de DotA 2, quem levou foi o William “hFn”.

Na modalidade Mobile Games, quem levou foi Maick “NoMercy” (Arena of Valor). Como atleta revelação o prêmio ficou com Luccas “Paluh” (Rainbow Six Siege). Como melhor atleta de Overwatch, quem levou a melhor foi Felipe “liko”.

O melhor atleta de League of Legends foi Matheus “dyNquedo”. Já o melhor atleta de CS:GO foi Gabriel “FalleN”. Como melhor atleta em outras modalidades, o destaque foi para Diego “Kelazhur” (StarCraft II). Já o melhor jogo, eleito na categoria popular, foi League of Legends.

Tendência de crescimento para a modalidade eSports no Brasil

Estima-se que o mercado de eSports cresça em 2019 aproximadamente 15%. De acordo com a Newzoo, agência global de marketing, especialista nessa modalidade, o público global para eSports deve alcançar mais de 450 milhões de pessoas neste ano. No Brasil, a audiência para eSports é de 17,7 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,5% da população.

Com o aumento da audiência de brasileiros no eSports, os jogos CS:GO, Dota, Overwatch. Starcraft 2, League of Legends têm sido cada vez mais aclamados, assim como tem crescido o número de apostadores do FIFA.

Cada vez mais jogos têm se popularizado e marcas têm começado a criar os próprios torneios. O Fortnite, por exemplo, é um dos jogos que terá campeonato mundial nesse ano. Neste cenário, quem também entre em cena com força total com foco no sucesso desse mercado, são os anunciantes.

[Artigo Enviado]

Comentários

Mais

Neymar ativa cláusula no contrato e renova com o PSG até 2027, afirma imprensa francesa

Neymar ativa cláusula no contrato e renova com o PSG até 2027, afirma imprensa francesa

Neymar agora tem contrato com o Paris Saint-Germain até 2027. O jogador ativou uma cláusula no vínculo com o clube francês…
Salah renova contrato com o Liverpool até 2025

Salah renova contrato com o Liverpool até 2025

O Liverpool anunciou nesta sexta-feira a renovação de contrato com Mohamed Salah. O clube não divulgou até quando vai o novo vínculo…
CVT de Marabá vence competição de vôlei no Tocantins

CVT de Marabá vence competição de vôlei no Tocantins

A Equipe do CVT Marabá de Voleibol Feminino participou no último final de semana, de 24 a 26, da Copa…
Piquet pede desculpas, mas minimiza termo racista contra Hamilton

Piquet pede desculpas, mas minimiza termo racista contra Hamilton

Após a grande repercussão de uma fala racista direcionada a Lewis Hamilton, o ex-F1 Nelson Piquet se pronunciou por meio…
PSG lança novo uniforme para 2022/23, com faixa branca no peito; veja!

PSG lança novo uniforme para 2022/23, com faixa branca no peito; veja!

O PSG lançou nesta quarta-feira seu novo uniforme, que será usado na temporada 2022/23. A camisa de número 1 da…
Neymar é comunicado pelo PSG de que não está mais nos planos do clube

Neymar é comunicado pelo PSG de que não está mais nos planos do clube

Uma bomba sacudiu o noticiário do futebol internacional nesta terça-feira. Segundo o jornal El País, o Paris Saint-Germain comunicou Neymar…