Correio de Carajás

Conheça os melhores brasileiros do mundo dos eSports

Foto: Jens Schlueter/Getty Images
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em 2017, segundo a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), houve no Brasil investimento de 38 bilhões de dólares em softwares, hardwares e serviços, o que representa um aumento de 4,5% em comparação a 2016. Esse resultado conferiu ao Brasil a nona posição no ranking mundial em investimentos em tecnologia da informação, ficando atrás dos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Índia.

E quando se fala em tecnologia, o videogame é um dos investimentos mais preciosos nessa área. Apenas no Brasil, de acordo com dados da consultoria PwC, essa indústria movimenta US$ 670 milhões e a estimativa é que chegue a aproximadamente US$ 1,4 bilhão em 2021. O que tem contribuído para essa injeção de investimentos no setor é o eSports.

Resumidamente, o eSports se refere a campeonatos de jogos eletrônicos, tanto em console, PCs ou mobile. Essa modalidade atrai principalmente os jovens, como acontece a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em que foi aberta a seleção para o projeto eSports. Estima-se que a maior audiência para essa modalidade seja de 385 milhões de pessoas, com a maior concentração nos Estados Unidos e na Ásia.

Leia mais:

Para que se tenha uma noção da grandiosidade do eSports pelo mundo, a organização está quase no mesmo nível de modalidades convencionais, atraindo, inclusive, consagrados clubes, como é o caso do PSG, que costumam fechar parcerias com organizações de jogos eletrônicos.

Melhores brasileiros no eSports  da atualidade

Ano passado, ocorreu a segunda edição do Prêmio eSports Brasil que coroa os melhores atletas ou ciberatletas. A cerimônia ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo e a estrela foi André “Nesk”, campeão mundial da Pro League de Rainbow Six Siege com a Team Liquid. Nesk foi eleito como o Atleta de eSports do Ano.

Mesmo fora da League of Legends, o streamer Felipe “YoDa” foi eleito como a Personalidade do Ano. Em 2017, YoDa havia ganhado três troféus (Personalidade do Ano, Melhor Streamer e Craque da Galera).

O jogador Felipe “brTT”, atirador do time de LoL do Flamengo e um dos nomes mais conhecidos do eSports no Brasil, ganhou na última edição do prêmio como Craque da Galera.

Na modalidade de melhor atleta de Futebol Virtual, levou o prêmio Pedro Resende (FIFA). Já como melhor atleta de Card Game, Lucas “Rase” (Hearthstone). E como melhor atleta de DotA 2, quem levou foi o William “hFn”.

Na modalidade Mobile Games, quem levou foi Maick “NoMercy” (Arena of Valor). Como atleta revelação o prêmio ficou com Luccas “Paluh” (Rainbow Six Siege). Como melhor atleta de Overwatch, quem levou a melhor foi Felipe “liko”.

O melhor atleta de League of Legends foi Matheus “dyNquedo”. Já o melhor atleta de CS:GO foi Gabriel “FalleN”. Como melhor atleta em outras modalidades, o destaque foi para Diego “Kelazhur” (StarCraft II). Já o melhor jogo, eleito na categoria popular, foi League of Legends.

Tendência de crescimento para a modalidade eSports no Brasil

Estima-se que o mercado de eSports cresça em 2019 aproximadamente 15%. De acordo com a Newzoo, agência global de marketing, especialista nessa modalidade, o público global para eSports deve alcançar mais de 450 milhões de pessoas neste ano. No Brasil, a audiência para eSports é de 17,7 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,5% da população.

Com o aumento da audiência de brasileiros no eSports, os jogos CS:GO, Dota, Overwatch. Starcraft 2, League of Legends têm sido cada vez mais aclamados, assim como tem crescido o número de apostadores do FIFA.

Cada vez mais jogos têm se popularizado e marcas têm começado a criar os próprios torneios. O Fortnite, por exemplo, é um dos jogos que terá campeonato mundial nesse ano. Neste cenário, quem também entre em cena com força total com foco no sucesso desse mercado, são os anunciantes.

[Artigo Enviado]

Comentários

Mais

Revitalização do Ginásio Renato Veloso avança

Revitalização do Ginásio Renato Veloso avança

A obra de revitalização do Ginásio de Esportes “Renato Veloso”, localizado na Folha 16, na Nova Marabá, iniciou em agosto…
Com gol contra, Remo vence Avaí em confronto de Leões pela Série B

Com gol contra, Remo vence Avaí em confronto de Leões pela Série B

No jogo entre os Leões Azul e da Ilha, melhor para o representante do Pará. Nesta quinta-feira (16), o Remo…
Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal

Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal

Em meio a uma polêmica sobre a presença de público nas arquibancadas do Maracanã, Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta…
Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe nos Estados Unidos

Gabriel Medina é tricampeão mundial de surfe nos Estados Unidos

O brasileiro Gabriel Medina conquistou o Campeonato Mundial de Surfe pela terceira vez. A praia de Trestles, na Califórnia, foi tomada pela torcida…
Campanha por respeito à ciclofaixa ganha adesão

Campanha por respeito à ciclofaixa ganha adesão

Na manhã de sábado (11), em comemoração ao Dia do Ciclista, centenas de ciclistas se reuniram na campanha “Ciclofaixa é…
David Luiz é apresentado oficialmente pelo Flamengo

David Luiz é apresentado oficialmente pelo Flamengo

O zagueiro David Luiz foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (13) como novo reforço do Flamengo. O jogador de 34 anos…