Correio de Carajás

Com pane seca, transporte coletivo em Marabá escancara ineficiência

Esse, inclusive, poderia ser mais um motivo para que a Prefeitura reincidisse o contrato com a empresa. Porém, a gestão segue silenciosa

Os pontos de ônibus de Marabá amanheceram lotados na manhã desta segunda-feira (28)

Sem qualquer comunicado, os pontos de ônibus de Marabá amanheceram lotados na manhã desta segunda-feira (28). O motivo? A empresa Integração, responsável pelo serviço de transporte público municipal na cidade, estaria sem dinheiro para abastecer os (poucos) veículos que rodam na cidade. Esse, inclusive, poderia ser mais um grande motivo para que a Prefeitura de Marabá rescindisse o contrato com a empresa. Porém, a gestão municipal segue silenciosa em relação ao fato grave.

Sem o serviço, consagradamente conhecido por sua precariedade, o marabaense que já sofre diariamente com a escassez dos veículos, hoje sentiu na pele (mais uma vez) os efeitos da falta de pulso da gestão pública para resolver um problema crônico da população.

A Reportagem do CORREIO esteve nas ruas da cidade e conversou com alguns trabalhadores que estavam esforçando-se para se locomover.

Leia mais:

Osvaldina Andrade, técnica de enfermagem, ficou sabendo através das redes sociais que não tinha ônibus na cidade.

“Para a população de Marabá, principalmente quem trabalha como empregado e ganha um salário mínimo, fica difícil pagar taxi-lotação. O que vai sobrar no final do mês? Quase não vejo ônibus, pego o taxi lotação porque a gente se sente obrigado a pegar outros meios para se locomover, porque não tem ônibus”, diz Osvaldina, indignada e com razão.

A trabalhadora afirma que essa situação só demonstra a falta de compromisso com a população de Marabá, que sofre diariamente com o número reduzido de ônibus, que ainda estão sucateados.

“Essa situação já está abusiva. Marabá é uma cidade grande, tem quase ritmo de capital. Parauapebas que é bem aqui do lado, a gente não fica dois minutos na parada, tem van, tem ônibus, tem tudo. Aqui a gente fica no mínimo uma hora pra pegar um coletivo. Pra não perder o emprego a gente pega outro meio de condução. Isso precisa ser resolvido”, desabafa.

Aborrecida com a situação, Erlen de Aquino afirma que o maior prejudicado com tudo isso é a população, que depende do transporte coletivo.

Para Erlen de Aquino, o maior prejudicado com tudo isso é quem precisa do transporte coletivo

“Fomos pegos de surpresa, porque não avisaram nada e a gente fica aqui na parada de ônibus esperando”.

Redes sociais

Com a repercussão da notícia de que a cidade amanheceu novamente sem a frota de ônibus coletivos rodando, nas redes sociais o que mais se viu nesta manhã foram comentários negativos e com duras críticas para a gestão municipal.

Rute Evangelista escreveu: “Um absurdo! Além de não termos transportes eficientes e nem suficientes, ainda acontece essa falta de humanidade com as pessoas”.

Já Jefferson Vieira relembrou a grandiosa obra da Prefeitura. “Calma, o problema do transporte público vai ser resolvido com o Terminal de Integração”.

Anderson Pinheiro relembrou anos anteriores em que vários ônibus rodavam na cidade. “Prefeito deve tá em uma pareceria forte com a empresa. Por que além de não funcionar o vale transporte que na maioria das vezes não é utilizado pelos servidores e volta para Prefeitura. Saudades de andar de Transbrasiliana e viação Cidade Nova. Saudades até da raiva que dava de ver 10 Liberdades passando para depois passar 1 Novo Horizonte. Agora não passa é nada… Muita incompetência para não dizer outras coisas…”

Andreia Gomes disse: “Ainda não entendi o porquê de construir uma estação ali em frente do Mateus se não tem qualidade para isso… Sem entender o investimento altíssimo que está sendo feito em algo que não tem efetividade alguma…”.

Terminal de Integração

Falando em Terminal de Integração, que está sendo construído – há pelo menos quatro anos – na Avenida VP 06, entre as folhas 22, 23, 26 e 27, a Prefeitura de Marabá segue empenhada em mostrar o que está sendo feito no local.

Em recente publicação, a Secretaria de Obras divulgou que 73% da obra já foi concluída na área de mais de 4.300 metros quadrados.

Até agora já foram utilizadas mais de 20 toneladas de aço, para fazer a composição dos mais de 1.600 metros quadrados de cobertura, com telhas termo acústicas.

Segundo a Prefeitura, a empresa Integração aguarda a entrega do Terminal para poder operar de maneira a atender o usuário

Segundo Jair Barata, secretário municipal de Segurança Institucional, a comissão fiscalizadora tem notificado a empresa quanto a situação precária dos serviços prestados à população.

Porém, segundo a Prefeitura de Marabá, a empresa Integração aguarda a entrega do Terminal para poder operar de maneira a racionar os custos e atender o usuário com um aplicativo e rotas mais curtas. “Se Deus quiser, logo, logo teremos o transporte público de qualidade para atender a nossa população tão sofrida e esperançosa por dias melhores”, disse Jair.

Bom, o custo da obra está estimado em mais de R$ 4,5 milhões. Resta saber se todo esse investimento irá beneficiar a população de Marabá com uma frota de ônibus regular.

A reportagem do CORREIO entrou em contato com o responsável da empresa Integração. Mas, ele não respondeu as mensagens e não atendeu as ligações. (Da Redação)