Correio de Carajás

Diocese de Marabá divulga programação do Círio com volta da corrida

Na 43ª edição do Círio de Nazaré, corda utilizada será a mesma do ano anterior, que tem 400 metros e pesa mais de meia tonelada

Integrantes da diretoria do Círio estiveram presentes na coletiva. Da esquerda para a direita: Westemarck Paixão, Francisco Taveira, Padre Peterson Roberto, Dom Vital Coberllini, Lady Anne Souza e Valmir Moura/ Fotos: Evangelista Rocha

Faltando menos de dois meses para o 43º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a comunidade católica de Marabá já está alinhada na organização da grande festa da fé, que terá seu grande ápice no dia 15 de outubro. Na manhã desta segunda-feira, 28, a organização do evento realizou uma coletiva de imprensa para falar sobre a programação. Este ano, o cronograma conta com uma novidade – que não é tão nova assim –, a Corrida do Círio, realizada pela terceira vez.

Com um custo que gira em torno de R$ 30 mil, o evento esportivo irá acontecer no domingo, 8 de outubro. Em um percurso de 7 quilômetros, os atletas participantes irão percorrer algumas das principais ruas de Marabá.

“O atleta sai do Santuário, sobe sentido Folha 23, passa pela rotatória do Shopping Verdes Mares e desce até a da Vila Militar Castelo Branco. Ele volta pela VP8, até o Campo Piçarrão, passa pelo Posto Ipiranga (Praça Monsenhor Baltazar Jorge) e volta para o Santuário”, detalha Cleber de Moura Dias, professor de educação física.

Leia mais:
Cleber de Moura Dias contou para o CORREIO os detalhes sobre a Corrida do Círio, que terá 7 quilômetros de percurso

Para aqueles que desejam se inscrever na corrida, é necessário acessar o link: https://centraldacorrida.com.br/evento/1corridaciriomaraba. É cobrada uma taxa de contribuição no valor de R$ 90 e os competidores irão receber um kit com camisa, medalha de participação e um brinde, que ainda é surpresa.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

A programação oficial do 43º Círio de Nazaré se divide em quatro categorias: geral, interna, externa e Círio Missionário. Dentro de suas particularidades, cada agenda tem um objetivo em comum: levar a evangelização ao povo marabaense.

“O Círio é um acontecimento religioso, espiritual, de grande população. Por isso nós o programamos bem e isso vem acontecendo desde fevereiro”, afirma dom Vital Corbellini, bispo diocesano de Marabá. A expectativa da diretoria é que o número de romeiros deste ano se iguale ou supere o de 2022, onde cerca de 200 mil pessoas participaram da programação, segundo os organizadores.

Os eventos oficiais começam dia 2 de setembro, com o ‘Simpósio de Mariologia’, que será realizado no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16. Do dia 15 de setembro ao dia 22, acontece a peregrinação interna, oportunidade em que a imagem visita algumas comunidades católicas da Nova Marabá.

Em 23 de setembro será realizada a missa de abertura oficial do Círio de Nazaré 2023, também no Santuário, às 19 horas. A partir daí, a ‘santa passeadeira’ (como é chamada entre os fiéis), faz sua peregrinação externa, percorrendo algumas paróquias de toda a cidade. Em paralelo acontece o Círio Missionário, entre 17 de setembro e 14 de outubro.

A ciclo-romaria (implementada desde o ano anterior), acontece dia 07 de outubro, com saída da Praça São Félix (Marabá Pioneira) às 17 horas e chegada na Comunidade Nossa Senhora das Graças (Santa Rosa). No dia seguinte, 8, será realizada a Corrida do Círio, iniciando às 06h30, com percurso de 7 quilômetros na Nova Marabá.

Nesta data também será realizada a moto-romaria (também desde o ano anterior), às 18 horas, com saída da Comunidade Nossa Senhora das Graças e chegada na Paróquia Sagrada Família, Bairro Liberdade. Neste local será celebrada a missa e benção dos motoqueiros, às 19h30.

Na véspera do grande dia, sábado, 14, a programação é extensa, iniciando às 7 horas com missa na Paróquia São Francisco de Assis (Núcleo Cidade Nova) e, na sequência, acontece a romaria rodoviária até o Santuário.

Ainda no mesmo dia, às 11h30, a banda do 4º Batalhão Polícia Militar fará a acolhida da imagem. Também será realizada a benção dos veículos. Dando continuidade, às 16 horas, é a vez da trasladação da imagem para o Porto das Mangueiras, de onde ela parte no Círio Fluvial até a rampa da Colônia Z30, Marabá Pioneira.

De lá é feita a romaria até a Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde será celebrada a missa de apresentação do manto oficial de 2023.

No domingo, 15, acontece a grande festa da fé. Ela inicia às 6 horas, com uma missa na catedral e finda no Santuário da Folha 16.

Um dos elementos mais emblemáticos do Círio, o manto da imagem, só é revelado na véspera da romaria; até lá, o segredo é mantido a sete chaves

TEMA

‘Ó Maria, ajudai-nos a partilhar a Palavra e o Pão’, é o tema desta edição, que também está alinhado ao da Campanha da Fraternidade 2023, “Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16).

Dom Vital Corbellini reflete que os fiéis suplicam à intercessora Maria, que leve todos os pedidos a Jesus. “Nossa Senhora ajuda a partilhar, assim como Jesus partilhou o pão, ela nos ajuda a partilhar a Palavra”, medita o religioso. (Luciana Araújo)