Correio de Carajás

Circuito Marabaense de Skate movimenta praça

O clima esquentou nesse final de semana no 4º Circuito Marabaense de Skate. A competição foi realizada durante três dias em praça pública

O que falar de um esporte onde a luta para manutenção e perseverança fizeram parte dessa trajetória de mais de 19 anos em Marabá. Para os organizadores do 4º Circuito Marabaense de Skate, que aconteceu na Praça Monsenhor Baltazar Jorge, na Nova Marabá, o evento resgata a importância da participação de jovens atletas de vários municípios. O torneio foi disputado nas categorias Iniciante, Feminino, Amador e o Master.

Além disso, a competição é uma prova de que cada manobra aqui, não vale apenas pontos importantes para o levante de um troféu ou medalha, mas sim, de incentivo para essa juventude que tanto precisa dessas políticas públicas de socialização e entretenimento esportivo

“É uma honra a gente poder estar nessa batalha ainda, há quase 20 anos tentando transformar o skate dessa cidade e a gente vê o resultado positivo nesse encontro de quase todos os cantos do Pará, como Santarém, Paragominas, Belém, Ananindeua…”, relata Marcelo Paulista, um dos skatistas mais clássicos de Marabá.

Leia mais:
Marcelo Paulista vê resultado positivo após 20 anos de luta

De acordo com Heriomar Pereira, diretor da Associação Marabá Esportes (Amesp), o investimento em esportes diversos gera benefícios para toda a população, para os atletas, para a cidade. “O exemplo está aqui”, resume Heriomar Pereira, acrescentando que nos próximos finais de semana haverá competições de pedal, patins e futebol soçaite.

Heriomar Pereira, diretor da Amesp: “O exemplo está aqui”

Um pouco de história

De acordo com o site “Infoescola”, O skate surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60. Foi inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Eles utilizaram rodinhas de patins.

Ainda segundo a mesma fonte, em 1965 foram fabricados os primeiros skates e realizados os primeiros campeonatos. Mas o esporte só ganhou o mundo nos anos 90, quando o norte-americano Tony Hawk realizou uma revolução com seus aéreos e flips. Tony Hawk é considerado, até hoje, o maior skatista de todos os tempos. (Weliton Moreira/TV Correio)