Correio de Carajás

Soldado Lima é sepultado no MA, após homenagem

O PM era lotado em São João e iria integrar a 1ª CIME. O outro policial baleado está no Regional. Já o policial penal, autor do crime, está preso no TO.

A tarde de domingo (10) foi de luto e homenagens na Polícia Militar, em Marabá. A tropa prestou honrarias ao soldado Hudson Thiago Lima, de 27 anos. Depois da homenagem, o corpo do policial seguiu para o município de Estreito (MA), onde ele foi sepultado nesta segunda-feira (11).

Ele foi assassinado a tiros durante uma festa na cidade de Augustinópolis (TO), a 170 km de Marabá. O acusado é o policial penal Leonildo Souza Cruz, lotado em Marabá, que foi preso em flagrante. O crime aconteceu em uma festa na pequena cidade do extremo norte tocantinense, na madrugada de domingo.

Soldado Lima não resistiu aos ferimentos e morreu após ser baleado

Na ocasião, o criminoso baleou outro policial, Ronaldo Macêdo, que estava com Lima. Ele foi alvejado no abdômen e teve de passar por cirurgia, mas sobreviveu. Até ontem Macêdo permanecia estável, sob observação no Hospital Regional de Marabá.

Leia mais:
Ronaldo Macedo levou um tiro no abdômen e escapou por pouco

Nos quadros da Polícia Militar desde 2017, soldado Lima estava lotado atualmente no município de São João do Araguaia. Ele havia sido aprovado recentemente no curso de Força Tática e seria integrado ao efetivo da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (1ª CIME).

O crime

Ontem pela manhã, o 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-II) anunciou ter recebido informações de que os dois policiais estavam na comemoração do aniversário de um familiar e se divertiam em uma pizzaria da cidade, ocasião em que aconteceu uma confusão envolvendo um conhecido deles e outro indivíduo.

Essa pessoa saiu do local e voltou com Leonildo (o policial penal) e mais outro. O agente público já chegou atirando e atingiu os dois policiais, assim como outras três pessoas: um homem e duas mulheres.

O policial penal foi preso já na cidade de Axixá (TO), a pouco mais de 20 km de distância. Ele portava uma pistola, provavelmente a arma do crime. Outros dois envolvidos foram presos, mas um acabou sendo liberado.

Leonildo ainda tentou fugir, mas foi preso ao passar por Axixá

Procedimentos

Na tarde de domingo, enquanto o PM morto recebia homenagens da tropa, em Marabá, o policial penal era transferido para o presídio Barra da Grota, em Araguaína (TO), por medidas de segurança.

Em nota, enviada ontem à tarde a este CORREIO, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) confirmou que o policial penal está sob custódia do sistema penitenciário do Tocantins e seguirá à disposição da Justiça daquele Estado.

“A SEAP reitera, ainda, que repudia qualquer ato de violência praticado por seus servidores e que já acionou a Corregedoria do órgão para que seja aberto Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), ao qual o servidor responderá em paralelo ao processo judicial”, diz a nota oficial da SEAP.

(Chagas Filho e Evangelista Rocha)