A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira (23) que 1,5 milhão de usuários já se cadastraram no site Não me Perturbe com o objetivo de bloquear ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação.
O site entrou no ar há uma semana, e o cadastro foi criado pelas empresas após determinação da Anatel.
Com o cadastro, o usuário deixará de receber ligações das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.
Leia mais:Ao fazer o cadastro, o consumidor pode escolher se bloqueia uma ou todas as empresas. A lista, no entanto, não vale para outros serviços, como ligações de bancos.
O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.
Como cadastrar?
O usuário que quiser bloquear ligações de telemarketing precisar:
- acessar o site www.naomeperturbe.com.br e se cadastrar, criando login (e-mail) e senha;
- em seguida, o usuário deverá incluir o Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- na sequência, o consumidor deve cadastrar o número do telefone (celular ou fixo);
- por fim, o usuário deverá escolher quais companhias bloquear.
(Fonte:G1)