Correio de Carajás

Carro estanca e causa engavetamento em frente à Folha 32

Um engavetamento foi registrado no trecho da BR-230 (Rodovia Transamazônica) à altura da Folha 32, sentido Nova Marabá–Cidade Nova, na tarde desta quarta-feira (2). Tudo começou quando um Fiat Uno Mille, que transitava na faixa da esquerda, estancou na pista. A partir disso, os automóveis que vinham atrás, à exceção de uma caminhonete, foram colidindo em sequência. Não houve feridos, mas o trânsito ficou arrastado no trecho.

Um Volkswagen Gol, um Fiat Fiorino e uma Mitsubishi Pajero – que pertence à Polícia Federal – colidiram após o Fiat Uno Mille represar na rodovia e uma caminhonete Chevrolet S10 que vinha logo atrás frear subitamente. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi acionada para ordenar o trânsito e registrar ocorrência, a distância de seguimento recomendada para a via é de 3 metros.

Não se sabe que espécie de problema mecânico acometeu o veículo Uno, conduzido por uma freira da Igreja Católica que, pelo calor do momento, preferiu não gravar com a Reportagem. Já o motorista da caminhonete S10, identificado como Feitosa Lima, descrevia o acidente aliviado por não ter sofrido prejuízos.

Leia mais:

Na avaliação de Feitosa, o respeito às normas de trânsito – em especial à distância necessária para frear em situações de emergência – foi crucial. “Eu estava na velocidade padrão, por isso consegui frear a tempo quando o carro da senhora morreu. Foi uma sorte não ter sofrido nenhum dano”, declarou.

O condutor Antônio Valeriano Soares, do Fiorino, trabalha no ramo de panificação e estava a caminho da Vila Brejo do Meio para uma entrega de pães no momento do acidente. Ele também relatou que trafegava em velocidade dentro do permitido para aquele trecho, ao que seja 60 km/h.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a passar pelo ponto do acidente, mas não havia feridos. Os danos foram apenas materiais. O engarrafamento que se formou, mesmo com a faixa da direita da pista liberada, só foi dissipado horas depois do episódio. (Da Redação)