Correio de Carajás

Canaã: Josemira fica para trás nas pesquisas e hackers atacam portais de notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Veículos de comunicação do Estado do Pará têm sido sabotados ao divulgarem pesquisa em que Josemira Gadelha, pré-candidata à Prefeitura de Canaã dos Carajás apoiada por Jeová Andrade, está ficando para trás na corrida eleitoral. Hackers têm derrubado portais de notícias que encomendam e publicam as pesquisas eleitorais relacionadas ao cenário político da cidade.

Nesta sexta-feira (28), por exemplo, o Portal Pebinha de Açúcar foi tirado do ar. Pouco antes havia publicado o levantamento mais recente, que apresenta o pré-candidato Jean Carlos como favorito nas intenções de voto. A pesquisa foi realizada pelo Doxa e, conforme ela, se as eleições fossem hoje Jean Carlos estaria eleito com 48,2% da preferência do eleitorado, contra 26,8% de Josemira Gadelha.

Após o ataque hacker, o jornalista responsável, Bariloche Teixeira, registrou boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. Conforme ele, o ataque ocorreu poucos minutos após a publicação da pesquisa. “O servidor que hospeda o Portal Pebinha de Açúcar foi comunicado sobre o caso da queda da página na web e enviou comunicado para a direção do portal, informando que o site sofreu um ataque”, diz a denúncia.

Leia mais:

Até a tarde desta sexta o portal segue instável. Em comunicado divulgado via redes sociais, os responsáveis pelo Pebinha de Açúcar informaram que o departamento jurídico está tomando medidas cabíveis para impedir novos ataques, definidos como covardes pelo veículo de comunicação que está no ar há mais de 13 anos.

O ataque ao Pebinha de Açúcar não foi o primeiro realizado nas mesmas circunstâncias. O jornalista Marcelo Ferreira Marques da Cruz, o Bacana, responsável pelo Portal Bacana News, também registrou boletim de ocorrência sobre crime semelhante após publicar pesquisa relacionada à Canaã dos Carajás.

O levantamento em questão foi publicado em 20 de julho, realizado pelo Instituto Skala e encomendado pela M.M Comunicação e Eventos e apontava Jean Carlos na liderança, com 52,6% da preferência. Josemira Gadelha aparecia em segundo lugar, com apenas 16,1% das intenções.

Conforme ele, em 28 de julho recebeu mensagem no Whatsapp que ameaçava tirar o Bacana News do ar, o que ocorreu minutos depois. A mensagem ‘avisava’ ao jornalista para “não se meter com a situação de Canaã dos Carajás”. Após o episódio, ainda recebeu novas mensagens afirmando que o jornalista poderia tornar a ficar sem site caso não ficasse fora das questões eleitorais relacionadas à Canaã dos Carajás.

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…