Correio de Carajás

Campanha por respeito à ciclofaixa ganha adesão

O objetivo do evento, que teve um passeio com trajeto de 10 km e uma blitz educativa, é a conscientização sobre o uso correto da ciclofaixa em Marabá

Atualização 14 de setembro de 2021 por Redação

Na manhã de sábado (11), em comemoração ao Dia do Ciclista, centenas de ciclistas se reuniram na campanha “Ciclofaixa é para ciclista”, evento realizado pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A campanha “Ciclofaixa é para ciclista” teve grande adesão popular no último sábado

O objetivo deste evento, que teve um passeio com trajeto de 10 km e uma blitz educativa, é a conscientização sobre o uso da ciclofaixa, que foi implantado 20 km na cidade de Marabá. De acordo com o coordenador na Semel e ciclista Thyago Ferraz, esse evento nasceu da necessidade dos ciclistas de alertar aos condutores e pedestres quanto ao respeito por essa área que foi reservada para os ciclistas, a ciclofaixa. “A ideia desse evento é mostrar a força do pedal na cidade, fizemos uma fila indiana com os ciclistas, uma blitz educativa com a PRF e com o DMTU e um “adesivaço” visando a conscientização.”

Leia mais:
Blitz educativa teve “adesivaço” para conscientização no trânsito marabaense

Emanoele Andrade, pedagoga, que trabalha na educação para o trânsito no DMTU, disse que o Departamento participou do evento para chamar a atenção dos condutores sobre a importância de respeitar e garantir o direito do ciclista. “Distribuímos durante a blitz educativa, um material educativo com dicas de como respeitar o ciclista, para que assim evitemos acidentes na cidade. Além disso, distribuímos adesivos informativos também.”

Manoel Ednaldo, presidente da União dos Ciclistas de Marabá (UCM), fala da importância de que todos conheçam e respeitem a ciclofaixa. “É um momento de festa, ter conquistado essa ciclofaixa. O ciclismo é um esporte inclusivo, todos são capazes e é possível praticar, independentemente da idade. Não precisa investir alto em uma bicicleta, basta vir praticar com a gente.”

Laryssa Beatriz: “A pandemia foi o despertar no esporte para muita gente”

Laryssa Beatriz, representante do grupo de ciclismo “Oz Bikers”, que existe desde 2013, disse que os ciclistas abraçaram essa causa, porque a ciclofaixa é uma luta de toda a classe e eles buscam respeito por parte dos motoristas. “A pandemia foi o despertar no esporte para muita gente, com as academias fechadas, as pessoas começaram a buscar meios alternativos para realizar atividade física. E o ciclismo é uma atividade completa e ao ar livre. Com o esporte em crescimento, devemos cada vez mais buscar a conscientização.” (maraba.gov.br)