O trânsito parado na tarde/noite desta quarta-feira (2), na altura da ponte do Rio Itacaiúnas, que liga a Cidade Nova à Nova Marabá, denunciava mais uma tentativa de suicídio na cidade. Desta vez, felizmente, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar conseguiram evitar o pior: Douglas dos Santos Ferreira desistiu de se lançar nas águas do Rio Itacaiúnas.
A ocorrência teve início às 17h45 e o resgate ocorreu às 19h20, quando Douglas foi amparado pelos militares e colocado em uma ambulância do próprio Corpo de Bombeiros.
As informações colhidas pela reportagem no local da tentativa de suicídio são de que Douglas passou por um problema pessoal muito sério (possivelmente uma desilusão amorosa). Pessoas que o viram sentado na barra de proteção perceberam que ele estava manuseando o aparelho celular e chorando bastante.
Leia mais:De acordo com o tenente Emílio, do Corpo de Bombeiros, que liderou a negociação, o objetivo era garantir a integridade física do rapaz, o que foi conseguido com êxito. Mas os momentos foram de extrema tensão.
“É um trabalho bastante delicado porque a gente tem que tomar muito cuidado tanto com o tentante quanto com a população que passa no local, por isso eu deixo aqui claro pra todo mundo que quando vir uma situação dessa, entenda a gravidade da situação e não fique fazendo brincadeiras ou incitando as pessoas a se jogarem; respeitem o momento e ajudem o Corpo de Bombeiros a desistir a ideia de suicídio”, argumenta tenente Emílio.
Nos últimos três anos, esse tipo de ocorrência na ponte do Rio Itacaiúnas tem se mostrado cada vez mais comum. Na maioria dos casos, as vítimas não conseguiram dar fim à própria vida, mas noutros casos a tragédia foi consumada.
(Chagas Filho e Evangelista Rocha)