Correio de Carajás

Auditoria mantém certificação ISO 14001 nas hidrelétricas Tucuruí

Certificação do Sistema de Gestão da Eletronorte na ISO 14001 é válida até agosto de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Sistema de Gestão Ambiental da Eletronorte e os processos desenvolvidos pelo Departamento de Meio Ambiente da Geração nas hidrelétricas Tucuruí e Coaracy Nunes foram recomendados à manutenção da norma ISO 14001:2015. Esta foi a primeira vez que as duas usinas, gerenciadas pela Superintendência de Ativos da Geração, foram simultaneamente auditadas.

De 18 a 22 de janeiro, de forma virtual, a Fundação Vanzolini auditou os processos socioambientais desenvolvidos pela Superintendência, como parte das ações periódicas para atestar a eficácia do Sistema de Gestão Ambiental. Walmir Pedrosa Dias de Amorim, auditor da Fundação, explica que, durante o processo, as equipes envolvidas apresentaram a forma como os requisitos estão sendo atendidos em cada usina, tendo como base o Manual de Gestão Ambiental e suporte da Instrução Normativa GEGE 001 – Gestão Ambiental dos Empreendimentos Corporativos em Operação e demais instalações da Eletronorte. “A auditoria se deu por um processo de amostragem, leitura e análise documental totalmente de forma on-line e atendendo aos requisitos de imparcialidade e confidencialidade”, enfatiza.

A inspeção avaliou o alinhamento dos processos e ações de gestão de meio ambiente das usinas com os requisitos da norma e, também, as diretrizes e responsabilidades para a gestão ambiental dos empreendimentos em operação. Além disso, foi observada a normatização para o atendimento das diversas condicionantes ambientais e as atribuições nas diversas áreas da empresa envolvidas nesses processos, como os setores de Operação, Manutenção Civil (Segurança de Barragem), Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Área de Treinamento (Competência e Conscientização), Aquisição e Suprimento, Monitoramento e Programas Ambientais, Comunicação Interna e Externa e Direção e Gerências nas duas Usinas.

Leia mais:

Para Walmir Amorim, o comprometimento da direção, gestores e colaboradores com a gestão é o principal ponto positivo e evidencia uma cultura já enraizada pelas equipes. Há abertura para adequações e reordenamentos dentro da norma no sentido de evolução, o que mostra ainda mais o compromisso com a melhoria contínua dos processos. “Nesse contexto, todos os objetivos propostos foram alcançados. Confirmando o processo de ambiente e interação e a geração de energia elétrica, que foi o escopo auditado nas duas usinas, recomendo a manutenção da certificação na ISO 14001:2015 em Tucuruí e Coaracy Nunes”, declarou o auditor.

A gerente de Departamento de Meio Ambiente da Geração, Shislena Botelho Galvão Sassi, falou que a visão diferenciada de todas as auditorias externas vem ajudando a melhorar os processos e os torna cada vez mais robustos. Ela agradeceu a todas as equipes, nas duas usinas, que se dedicam diariamente a manter o Sistema de Gestão Ambiental consistente e efetivo.

O superintendente de Ativos da Geração, Carlos Roberto Boscaini Júnior, registrou que a auditoria virtual foi um aprendizado para todos e o olhar externo trouxe mais conhecimento para a organização. “Parabéns a todos e todas envolvidos nesse processo. A união, a colaboração e a participação devem ser sempre incentivadas. Gratidão pelo resultado obtido, pois esse é o coroamento de um longo processo de trabalho que vem sendo realizado pelas equipes. A certificação demonstra o nível de profissionalismo de todos e todas na Empresa”, agradeceu o superintendente.

Resultados positivos

Certificada desde 2009 na ISO 14001, a hidrelétrica Tucuruí vem mantendo resultados positivos nas auditorias de recertificação, realizadas a cada três anos, e nas auditorias de manutenção da certificação, feitas anualmente.

O Bureau Veritas Certification manteve a certificação do Sistema de Gestão da Eletronorte na Norma para a geração de energia elétrica na Usina Tucuruí em 2018. O certificado é válido até 19 de agosto de 2021. (Denis Aragão)

Comentários

Mais

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…
Covid-19: Fiocruz libera mais 700 mil doses da vacina AstraZeneca

Covid-19: Fiocruz libera mais 700 mil doses da vacina AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou, nesta sexta-feira (17), mais 700 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19, produzida no…