Correio de Carajás

Atlético Paraense busca pequeno milagre na Segundinha

CAP precisa vencer o Cametá e torcer por uma série de resultados; PFC cumpre tabela

A rodada final do Campeonato Paraense Série B será bem diferente para os dois times da Capital do Minério. Enquanto o Parauapebas FC já garantiu a liderança do grupo E após vitória em Cametá, tendo apenas que cumprir tabela contra o Santos em Moju, o Atlético Paraense precisa não apenas vencer, mas contar com uma improvável combinação de resultados que o levariam à fase quartas de final da competição.

Com 12 pontos, cinco a mais que o rival, o PFC não pode mais ser alcançado, e agora aguarda o fim da fase de grupos para saber quem será seu adversário nas quartas de final da competição, que terá início neste fim de semana. Na lanterna do grupo E, o Santos também cumpre tabela, uma vez que não tem mais chances de classificação.

PFC garantiu classificação antecipada após vitória no domingo em Cametá (Imagem: ASCOM Parauapebas FC)

Já o Atlético Paraense tem uma missão dificílima a frente: precisa vencer, em Cametá, o Mapará, mas além disso uma combinação de resultados é necessária para que o Tricolor do Norte vá para a fase seguinte.

Leia mais:

O CAP tem sete pontos e é o segundo colocado no grupo E. Atualmente, a pontuação é inferior à de Sport Real (10, vice do grupo B), Fonte Nova, Izabelense (9, vices do grupo C e F, respectivamente) e União Paraense (8, vice do grupo D). Apenas os dois melhores vice-colocados da fase de grupos se classificam – no momento, o Atlético fica à frente apenas do São Francisco, vice do grupo A, com quatro pontos.

No melhor cenário, o CAP precisaria de derrotas de Fonte Nova e Izabelense contra Pedreira e Santa Rosa, respectivamente, além de torcer para que o União Paraense consiga no máximo um empate contra o Vênus. Assim, uma vitória do Atlético em Cametá daria a vaga ao time parauapebense, independente do resultado do Sport Real.

As dificuldades vão se aumentando à medida em que se analisa os confrontos: Izabelense e União Paraense enfrentam os lanternas de seus respectivos grupos, que juntos possuem 7 pontos conquistados em 30 possíveis. O Fonte Nova enfrenta o líder de seu grupo, e uma vitória da equipe de Belém elimina o CAP virtualmente, uma vez que o Tricolor precisaria, dessa forma, torcer também contra o Sport Real, e fazer inúmeras contas quanto ao saldo de gols.

Sob a premissa “quando houver 1% de chance, haverá 99% de garra e fé”, o Atlético vem embalado por duas vitórias seguidas, após ter conquistado apenas um ponto nas três primeiras partidas. Todos os jogos da rodada decisiva da Segundinha acontecem nesta quarta-feira (3) às 15h30. (Juliano Corrêa)