Correio de Carajás

Ausências chamam atenção na lista de Dorival Jr.

Dorival Jr. começa a promover renovação moderada na Seleção Brasileira/Foto: Rafael Ribeiro

Quando o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Jr. anunciou os nomes dos 23 jogadores que disputarão a Copa América no mês que vem, algumas ausências chamaram atenção. Os nomes de figurinhas carimbadas como Casemiro, Gabriel Jesus, Weverton e Richarlison não foram ouvidos.

Desses aí, o único que não foi convocado, segundo o treinador, por estar lesionado foi o atacante Richarlison. Mas vale dizer que o clube dele, o Tottenham, não confirmou essa lesão. Inclusive, o jogador atuou em uma partida na Premier League no último dia 5. Então não parece ser uma lesão grave, o que leva a crer que o motivo de sua não convocação seja realmente por critérios técnicos.

Quanto aos outros jogadores, ao que parece, eles começam mesmo a fazer parte de um ciclo passado, principalmente Casemiro e Weverton, quando se pensa em continuidade de trabalho até 2026, pois ambos estarão respectivamente com 34 e 38 anos na próxima copa.

Leia mais:

O caso de Gabriel Jesus é mais sério. Ele tem só 27 anos, mas parece ter gastado todas as suas fichas na Seleção Brasileira. Em 2018, foi, de longe, o “camisa 9” com pior aproveitamento em Copas do Mundo de que se tem notícia até hoje. Em 2022 voltou à Copa sem merecer e ainda lesionado. Deu no que deu: nada.

É verdade que ele é muito bom jogador, além de ser ainda jovem; é verdade também que o futebol dá voltas, mas o horizonte da Seleção não mostra o nome de Gabriel Jesus entre os convocados para os próximos anos.

 

DITO ISSO, VAMOS AOS CONVOCADOS:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Bento (Athletico)

Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto)

Zagueiros: Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Beraldo (PSG) e Militão (Real Madrid)

Meias: Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham) e Lucas Paquetá (West Ham).

Atacantes: Vini Jr (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid), Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto) e Savinho (Girona).

A Copa América será nos EUA, entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Antes, porém, esse grupo fará amistosos ainda com México e Estados Unidos.

(Chagas Filho)