Correio de Carajás

Arraial: O melhor ficou para o final

O Boi-Bumbá Estrela Dalva, do Bairro Independência, conquistou o primeiro lugar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Neste sábado (30), todos os olhares se voltam para o encerramento do 33º Festejo Junino de Marabá, que vem acontecendo ao longo da semana na arena de eventos localizada na Orla da cidade, Bairro Santa Rosa, à  altura da Colônia de Pescadores Z-30. O evento começará bem animado às 19 horas com DJ e apresentação da quadrilha mirim “Sereia da Noite”. Também contará com a realização de três concursos: o estadual, de Casal de Noivos e de Quadrilhas Juninas, além do Concurso Intermunicipal de Quadrilhas de Marabá.

Nesta sexta-feira (29), as quadrilhas “Arrastão do amor”, “Fuá da Conceição”, “Amor Perfeito”, “Sorriso do Sertão”, “Fogo no Rabo” e “Explode Coração” disputaram o título de campeã do Grupo A. Já na quinta-feira (28), o “Gigantes do Norte” levou o primeiro lugar dentre as apresentações do Grupo B, seguido por “Muleka 100 Vergonha” e “Anjos do Sertão”. Os dois primeiros colocados já estão automaticamente classificados para competir no Grupo A, em 2019.

As quadrilhas mirins têm feito sucesso entre o público

Dentre os Bois-Bumbás, o Estrela Dalva, do Bairro Independência, conquistou a primeira colocação, seguido pelo Boi Brilho da Noite, do Bairro Km 07, e Boi Flor do Campo, também do Bairro Independência. A grande campeã teve como temática “25 anos de tradição” e levou 120 dançarinos vestidos com roupas nas cores preto e amarelo para a apresentação. O grupo apostou em um cenário composto por personagens místicos.

Leia mais:

Atrasos

Embora o público tenha sido grande durante os dias de festa, os atrasos nas apresentações tem desapontado algumas pessoas. Muitas delas estão publicado comentários na página da Prefeitura de Marabá, no Facebook, pedindo para que a organização da festa conduza o evento com mais rapidez.

“A gente sabe que está tendo uma reclamação muito grande no horário em que as apresentações estão acontecendo. Então, está ficando muito tarde e quando dá duas ou três horas da manhã, como aconteceu na primeira noite, o público começa a ir embora. Na quinta, na final do Grupo B, a arquibancada estava praticamente vazia durante a apresentação da última quadrilha”, informou o presidente da Liga Cultural de Marabá (LICMAB), Cláudio Yaguara.

Segundo ele, que também é presidente e coreógrafo da quadrilha junina Explode Coração, o que era para iniciar por voltas das 20h30, está começando às 22h. Cláudio ressalta também que os intervalos vêm causando desconforto no público. “Nós que somos os artistas, os quadrilheiros, acabamos escutando isso de um monte de gente. E eu nunca tinha visto dessa forma nos outros anos, não recebemos essa reclamação, porque acontecia nos horários previstos”, declarou.

Um grande público é aguardado para encerramento da festa, neste sábado

Questionado sobre o motivo dos atrasos, ele explicou que o intervalo entre grupos tem sido demorado. “Dizem que quando a apresentação de um grupo acaba, os jurados vão justificar cada nota dada e essa justificativa demora até 15 minutos. Depois que eles autorizam a entrada do outro grupo para a montagem de cenário, demora mais 10 minutos. Depois, começa a leitura do histórico do grupo, que, as vezes, é muito longa. Ou seja, entre um grupo e outro está demorando uns 25 minutos”, detalha, acrescentando que a Secretaria de Cultura é a responsável por coordenar essa questão.

Resposta

De acordo com a Secretaria de Comunicação de Marabá “Os atrasos são normais, até porque as quadrilhas têm todo um “aparato” quase teatral para se apresentar. [por essa razão], a Secretaria de Cultura pede a compreensão do público e informa que todas as quadrilhas e Bois se prepararam com muito carinho e profissionalismo para as apresentações. A espera, mesmo que pequena, vale a pena”, encerra a nota.

Programação

Ord. Atrações Dia 30/06 – 8ª Noite – Sábado Entrada Saída
01 Animação: DJ 19h 20h
02 Apresentação Especial Quadrilha Mirim Sereia da Noite

Concurso Estadual do Pará de Casal de Noivos

Concurso de Estadual do Pará de Quadrilhas Juninas

Concurso Intermunicipal de Quadrilhas de Marabá

20h 23h
Praça de Alimentação
03 Show Cultural Myrlla Muniz & Banda 22h 00h
04 Show Cultural Messias &  Banda e Mestre Zequinha 00h 02h

 

(Nathália Viegas)

 

 

 

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Marabá

Mais

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano…
É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

Falso É falso o tuíte que afirma que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, tenha recebido um passaporte diplomático…
EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a vacina contra covid-19 da Pfizer e da parceira…
Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde…
Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

As transações por cartões (crédito e débito) registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano…
Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…